Destaques
PSDB, PP e PTB apoiarão a chapa Sérginho e Solage em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Na tarde desse sábado, 12, aconteceu a convenção do PSDB, PP e PTB no Salão Paroquial que terminou por volta das 18h. Nela foi decidida que a coligação apoiará a candidatura de Sérgio Boufleur (PP) a prefeito e Solange Johan (PTB) a vice. Também foram lançados os nomes dos candidatos ao Legislativo; pelo PP são seis; pelo PSDB também seis e pelo PTB cinco.
Em seu primeiro discurso como candidato ao Executivo, Sérginho Boufleur explanou sua emoção dizendo que concorrer ao cargo de prefeito representa um sonho em sua vida que vem sendo alimentado há vários anos. “Diversas vezes coloquei meu nome à disposição, mas, por algum motivo, não dava certo”, disse, agradecendo ao ex-prefeito Ademir Schneider – quem também estava presente – por todo o apoio e, que foi a partir da convivência com Ademir quando esse era prefeito, sendo Sérgio seu secretário de finanças, que surgiu essa aspiração.
Sérgio destaca que Santa Maria do Herval precisa “urgentemente de uma mudança radical. A Administração atual é fraca, deixou a desejar. Faz coisas pequenas, desnecessárias; deixou de fazer as coisas importantes. Na agricultura não se faz mais nada, nossos agricultores estão abandonados; social, não se faz nada; para a cultura, não se faz nada, foi abandonada…nossa etnia, nossos costumes. Nossas origens sumiram e temos que cultivá-las de novo”, disse. Além disso afirmou que não estão dando atenção para as comunidades do interior, citando como exemplo Nova Renânia, de onde os moradores estariam saindo para ir para Gramado “por não estarem recebendo atendimento no Herval”.
O candidato reiterou diversas vezes que é necessário criar oportunidades no município, para que os jovens possam estudar e, também trabalhar em Herval, não tendo que ir para cidades vizinhas. “Eu me considero um bairrista, por isso, temos que trazer novidades de fora, trazer empregos para ajudar no crescimento da comunidade local”, enfatizou.
Abordou também a questão do turismo. “É importante, sim, mas temos que ter condições de atender os turistas”, disse e, ao finalizar, destacou que Santa Maria do Herval vai crescer em quatro anos como nunca se viu.
A candidata a vice-prefeita, Solange Johan, se emocionou ao falar e disse que “é uma grande honra assumir esse compromisso. Sempre trabalho com toda minha alma e quero dar tudo de mim nesses quatro anos”, afirmou, dizendo que as pessoas estão preocupadas com a cultura e desenvolvimento do Herval e que um dos principais focos dela será a “manutenção da identidade do nosso município”. Solange é professora e atualmente também é coordenadora do Projeto Hunsrik.
O ex-prefeito Ademir, que foi fortemente cogitado como candidato pelo PTB – partido que se filiou no início do ano -, disse que tomou a decisão de não participar do pleito porém, estará ativo na campanha e saudou a união do grupo. Também estiveram presentes o ex-prefeito Rodrigo Fritzen e seu vice Adriano Lechner.
Presidentes dos partidos
O presidente do PP, Renato Backes, disse que Sérginho e Solange foram escolhidos a dedo como candidatos à majoritária, afirmando que com a vontade e experiência que eles têm vão encarar o desafio e fazer o que o Herval precisa.
Daniezer, presidente do PTB – cujo partido entrou para a coligação nesse ano, fazendo, até então, parte da situação -, disse estar muito feliz com a composição da majoritária tendo sua integrante como candidata à vice. Afirmou ter a certeza que com essa coligação podem prosseguir como crescimento do município.
A presidente do PSDB, Rubia Reisdorfer, disse que na última eleição os candidatos para prefeito e vice foram do PSDB e, por isso, decidiram que nesse pleito a majoritária seria do PP e PTB. Ela disse estarem muito felizes por apoiar duas pessoas que considera não terem projetos apenas para quatro anos de gestão e, sim, para o futuro do município.
Ambos os presidentes também são candidatos a vereador. Renato está concorrendo pela terceira vez, tendo ficado como suplente nas duas anteriores; Rubia foi eleita em 2016 e Daniezer está na sua primeira participação na política.
Candidatos a vereador:
PSDB:
Germano Seger
Luis Roberto Schneider
Rubia Reisdorfer
Silvia Schabarum
Pedrinho Gresler
José Joel Cabreira da Silva
PP:
Tarcísio Schuck
Plinio Wagner
Renato Backes
Janete Cabral da Silva
Cléa Carvalho da Silva
Claudio Luis Zimmer
PTB:
Daniezer de Abreu Ricardo
Remi Weber
Carmem Loebens
Mariane Hannecker
Érico Schneider
*Na semana passada aconteceu a convenção do PDT, MDB e PSD. Veja clicando aqui.
* A matéria completa você confere na edição impressa dessa segunda-feira.