Notícias
A importância da adoção responsável de animais
Nova Petrópolis – Desde 2018, o município celebra a Semana de Adoção e Proteção aos Animais. A data é comemorada na semana que inclui o dia 4 de outubro e, em 2020, o período é de 28 de setembro a 5 de outubro. O objetivo é realizar ações que estimulem a adoção, o respeito à vida dos animais e o seu bem-estar físico e mental.
Tradicionalmente, a Associação Focinho Amigo realiza uma “cãominhada”, que desta vez não foi possível devido à pandemia do coronavírus. Mas, para não passar em branco, a Focinho fez uma campanha virtual incentivando as pessoas a contarem como adotaram um animal, sua história e o que mudou na vida do bichinho e do tutor.
Uma das participantes é Bruna Martini, de 26 anos, que possui dois cãeszinhos. A Cacau é a mais velha, tem três anos e está com Bruna desde os 32 dias de vida. Na época, ela buscava um animalzinho pequeno, pois já tinha um coelho, e através das redes sociais, encontrou a cadelinha. Mais recentemente chegou o Palmito, um cão já adulto com cerca de um ano e meio de vida.
A história do Palmito é diferente. A Focinho Amigo recebeu denúncias de que ele estava acorrentado sem comida e sem casinha, na chuva. A Associação foi até o local e resgatou o cão, que permaneceu algum tempo em um lar temporário até que Bruna ficou sabendo sobre ele e resolveu adotá-lo também. Já estão juntos há três meses.
No início, a adaptação de Cacau com o Palmito foi difícil, pois como ela cresceu sozinha, tinha medo. Mas pouco a pouco foram se conhecendo e hoje passam o dia brincando e gastando energia. “Eu creio que foi muito bom para os dois e ele, por ter essa história, tenta me agradar muito mais. Ele demonstra mais carinho e quer estar sempre perto. Ela, quando eu brigo, vira as costas e não me olha mais”, comenta.
Responsabilidade
A dica que Bruna dá para quem deseja adotar um animal, seja cachorro, gato ou qualquer outro, é que a ideia seja bastante amadurecida e não uma escolha de momento. “Quem quer adotar precisa pensar na responsabilidade que vai ter por 10 ou 15 anos”, afirma. Muitas pessoas buscam filhotes para presentear os filhos e não pensam no futuro, deixando os pets de lado ou abandonando. Até por isso, existem entrevistas por parte da Focinho Amigo antes de destinar o animal para o novo lar. Os interessados precisam demonstrar a responsabilidade e capacidade de criar o bichinho para poder adotar um novo integrante para a família.