Notícias
Eleições 2020: O Diário entrevista Gringuinho (Republicanos), candidato a Prefeitura de Ivoti
Ivoti – Novidade no pleito de 2020, Gringuinho, como é conhecido, é do Republicanos e vem como o candidato da oposição à Prefeitura. Ele tem 53 anos e é empresário nascido em Ivoti. Seu vice é o atual vereador Márcio Guth, do MDB. Moschen também já foi vereador, entre os anos de 1993 e 1996, e entre 2001 e 2004.
Caso eleito, qual será seu primeiro ato no primeiro dia de governo?
Pegar o funcionalismo público, adequar ele, conversar com ele, dar novas responsabilidades a ele para todo mundo trabalhar pelo município. Conversar com todos os funcionários, toda a equipe de trabalho para juntos começarmos um trabalho novo no município, um trabalho de qualidade, que o povo de Ivoti merece, um trabalho em todas as áreas.
Ivoti tem, hoje, dois espaços voltados à produção industrial: os distritos industriais da 48 Alta e Colônia Japonesa. Como pretende fazer com que eles se desenvolvam?
Trazer outros segmentos, tipo confecções, produções em alta escala, que geram impostos, mão de obra e empregos. Ivoti precisa usar o espaço que tem hoje, áreas industriais grandes, e dar incentivo a estas empresas. Quem sabe doando uma área de terras, fazendo um plano para elas de ações, para 10, 15, 20 anos, para que elas permaneçam na cidade. Sou empresário, sei das dificuldades, tem que ter a colaboração do município para poder trazer, ser menos burocrático.
Como vê a qualidade das pavimentações e iluminação pública no município? São dois temas muito abordados pela população nas enquetes que realizamos.
Todo mundo está reclamando. Iluminação pública, valorizamos muito a avenida principal e a Castro Alves, no mais ficou atrasado. Tem gente esperando iluminação há seis, oito, 10 meses. A revisão geral faz parte do nosso plano de governo, olhar para todos os bairros, para o interior. Ruas sujas, não temos mais aquela limpeza da cidade de Ivoti que uma cidade turística merece. Buscar muito recurso para fora do Estado, e batalhar muito para eles virem, pois nossas estradas estão péssimas.
Como você enxerga a importância da agricultura familiar, considerando que a mesma é realizada no interior do município? Terá alguma política específica para estas localidades?
Nosso agricultor é forte, com saúde, tem um produto de excelente qualidade. Temos que dar mais incentivo a ele. O município tem que comprar dele o produto para colocar na merenda escolar. Eles me dizem que foram esquecidos. Colocar na Secretaria de Agricultura uma pessoa dedicada, que fale alemão, e ser uma pessoa de Ivoti, para entender o que este povo quer. Valorizar o agricultor e sua produção, porque, sem eles, nosso alimento não chega.
Cada vez mais, está em alta a questão da transparência no âmbito do poder público. Qual sua opinião sobre o assunto e, caso eleito, como pretende ser transparente em sua gestão?
Meus pais me ensinaram a nunca roubar. Sempre ter respeito ao próximo e dizer a verdade. Não quero assumir a Prefeitura para me beneficiar de algo. Quero fazer algo a mais pelo município. Com teu secretariado e teu funcionário, ser transparente é muito importante, porque tu não tem que mentir ou esconder nada. Quem desviar no meu governo será punido, e eu vou ajudar a punir.
Estamos em uma pandemia, e julgando que haja logo uma vacina contra a Covid-19, o senhor terá de enfrentar uma nova realidade social e econômica. Como pretende lidar com isto?
Quando assumir, teremos um ano muito difícil. Recursos federais e estaduais cada vez piores, então precisamos fazer um plano de início de ano, dependendo muito da pandemia, se ela vai continuar por muito tempo, e se vai ter vacina. Temos que fazer um planejamento novo, porque, consequentemente, lá na frente vamos sentir.
Quais são os principais desafios enfrentados pela Prefeitura atualmente?
Ivoti ficou um pouco parada em termos de arrecadação, em termos federais, estaduais também, de buscar verbas fora para conseguir fazer alguma obra maior. Meu desafio será esse. Temos que trabalhar, colocar alguém lá em Brasília trabalhando especificamente para isto, e nós, com estas verbas, poder fazer algo. Teremos um primeiro e segundo anos bem difíceis por causa da Covid, então cada vez mais os recursos federais e estaduais serão repensados.
O que pensa o candidato sobre…
SEGURANÇA
Já melhorou bastante, mas temos que continuar com os incentivos aos nossos policiais, à Polícia Civil. Quando se fala em segurança, não é apenas do Centro e nos melhores bairros, tem que se falar em todos eles. Iluminação pública é segurança. Temos que expandir as câmeras de segurança para o interior e bairros. Buscar incentivo também fora, para continuarmos com a comunidade junto com a Brigada Militar e Polícia Civil, e trazer um delegado para a cidade que fique mais tempo.
OBRAS
Dependem muito de incentivos federais. Com o que arrecadamos, faremos uma recuperação de calçadas, estradas, mas não vai passar disso. Porque não há verbas com o imposto que gera dentro do município para fazer obras enormes. Uma obra que há tempo Ivoti estava estudando, que saia antes da Ponte do Imperador, até a Colônia Japonesa, na entrada de Ivoti. É caro, de 6,5 km, mas vai tirar o tráfego de caminhões do Centro, da subida da Feitoria Nova e da Castro Alves. Vou trabalhar muito para fazer, pelo menos, uma parte dela, e talvez meu sucessor a outra.
TURISMO
Quero trazer um investidor, e no Belvedere fazer um teleférico, um bondinho, que vá até a 48 Alta, faça este trajeto das Casas Enxaimel e retorne. Quero fazer a Feira da Cachaça também, que é um produto que está sendo muito falado no município, e está crescendo muito, já temos mais de 90 marcas. No retorno deste bondinho, a pessoa vai ficar no município, almoçar aqui, fazer compras nos nossos artesanatos e mercados. O turismo não está ruim, mas temos que incrementar.
EDUCAÇÃO
Temos que pegar um secretário, principalmente bom, que se entenda com todos os professores. Em nosso ensino de Ivoti, temos professores de ótima qualidade. Mas temos que ter uma boa secretária que entenda os problemas de todos os professores. Dar liberdade para o professor trabalhar, e para colocar seu trabalho dentro de sala de aula. Na minha época cantávamos o Hino Nacional e o Hino Riograndense no início das aulas. Temos que voltar esse respeito, essa juventude que está surgindo, começar a cantar os hinos pelo menos todos os dias na escola.
SAÚDE
É algo que também temos muita reclamação em nossas visitas. Acho que a secretária de Saúde tem que ser do município. Que ela, pelo menos, saiba falar alemão para atender nosso povo do interior. Secretário tem que ser de Ivoti. No meu plano de governo, meu secretário vai ser 24 horas. E trazer a maternidade novamente para o município. Temos que olhar para todos, não apenas só para um, e principalmente para a classe baixa, mas todo mundo precisa tratar da mesma forma. No meu governo, a secretária de Saúde vai ser de Ivoti e tem que conhecer o povo ivotiense.