Notícias
Eleições 2020: O Diário Entrevista Carlos Bonne (PDT), candidato a prefeitura de Estância Velha
Estância Velha – Técnico em Agropecuária e formado em Gestão Pública, Carlos Bonne é o candidato a prefeito da coligação PDT, PSB e PSD. Bonne tem como vice Lotário Leopoldo Seevald, popularmente conhecido por Saci, e é um dos dois únicos candidatos ao Executivo de Estância Velha que traz no currículo um cargo eletivo.
O candidato pensa em criar algum mecanismo para combater atos de corrupção e improbidade administrativa na cidade?
Os mecanismos já estão criados, o que temos que fazer é colocá-los em prática para que a corrupção seja banida de Estância Velha.
Como o candidato pretende trabalhar para atender a demanda relacionada a espaços de lazer no município?
A questão do lazer é a mais fácil e econômica de se atender. Basta promover uma manutenção digna nas praças, para que as famílias possam se encontrar, além de implementar praças onde há a carência. Ou seja, a resposta para esta demanda é manutenção e implementação de novas praças.
“Estamos acostumados a ver aventureiros em Estância Velha; pessoas que vêm, por quatro anos, que não fizeram gestão em suas próprias vidas”
Como melhorar a oferta de exames médicos para a população, que muitas vezes busca esse atendimento em outras cidades?
Esse é um dos primeiros quesitos do nosso plano de governo, a saúde. Vamos criar o centro de tratamento de saúde, também faremos a ampliação do hospital, um posto 24h e também vamos trabalhar com empresas que viabilizem, dentro do centro de tratamento de saúde, a realização de exames de sangue, de urina, ecografias, enfim, que estejam ali para atender a população. Assim, as pessoas chegam nesse centro de saúde e, se não saem com a situação resolvida, saem com ela muito bem encaminhada.
Quais dispositivos o município pode proporcionar para buscar uma recuperação das empresas, indústria e comércio, afetadas pela pandemia?
Os dispositivos são os incentivos. E quais são os incentivos? De acordo com o que foi feito em Campo Bom e em Ivoti, nos mesmos moldes, com auxílio do Sebrae, fazer um levantamento, buscar um entendimento do que as empresas e indústrias estão precisando naquele momento. É claro, respeitando o orçamento e a receita do município.
O candidato pensa em alguma política voltada à mobilidade urbana, considerando que muitas vias carecem de melhorias na cidade?
Há um projeto já tem um tempo, onde eu incluí, principalmente em loteamentos novos, a questão de ciclovias e toda uma área destinada para facilitar a mobilidade. Também entendemos que algumas vias, a exemplo da rua Portão, a Av. Brasil e a Av. Presidente Lucena, devem receber atenção especial, no sentido de melhor aproveitar o espaço e também realizar a recuperação. Isso contribui para melhorar a mobilidade urbana em Estância Velha.
“Pretendemos promover a valorização dos profissionais, dos professores, para que eles se sintam realmente capacitados”
Estância Velha sempre teve desafios relacionados a questões do meio ambiente, mas também sempre se destacou em apresentar soluções; como o candidato vê essa questão e pretende trabalhar nesse sentido?
Dentro das propostas que temos, acho de extrema importância a questão da conscientização sobre a reciclagem do lixo, diminuindo o custo do descarte e gerando receita cooperativa. Nosso lixo tem que ser reciclado. O lixo vale muito dinheiro. Hoje, se paga para recolher e também para descartar. Nós podemos reciclar uma boa parte desse lixo, gerar receita e aumentar os empregos em cooperativas, que reciclam o lixo, geram receita, gastam no município e geram receita no município, além de diminuírem a despesa com o descarte.
DESAFIOS
O maior desafio, no meu modo de ver, é fazer gestão. Estamos acostumados a ver aventureiros em Estância Velha; pessoas que vêm, por quatro anos, que não fizeram gestão em suas próprias vidas e querem administrar milhões (R$) na vida dos estancienses. Então, o maior desafio na Prefeitura é fazer gestão; entendendo a receita do município, gastando menos que isso, e aplicando em coisas que são para Estância Velha.
SAÚDE
Para a saúde, pensamos, principalmente na construção de um centro de tratamento 24h, que queremos fazer no hospital, com a ampliação do hospital e o posto de saúde do Centro trabalhando 24h, para que ele possa, justamente, filtrar aqueles 70% de demanda que resolve em posto, que não precisa ir para o hospital, e não onerar tanto dentro do hospital. Esse é um dos principais pontos que pretendemos trabalhar, mas também vamos incentivar programas como o Melhor em Casa e as Unidades de Estratégia da Família, que são uma das principais coisas que temos no município.
EDUCAÇÃO
Pretendemos promover a valorização dos profissionais, dos professores, para que eles se sintam realmente capacitados. Também queremos trabalhar na questão da manutenção de estrutura, para que os professores tenham bons ambientes para ensinar. Vamos financiar projetos, eventos para incentivar nossos alunos a levar a bandeira de Estância Velha para as feiras de iniciação científicas, por exemplo; explorar nossa área rural; e ampliar o sistema educacional, prevendo o fim das filas de espera por vaga, e oferecendo atividades no contraturno escolar.
“A regularização fundiária é de suma importância, porque influencia na qualidade de vida e também gera receita”
SEGURANÇA
O principal a fazer é o que já deveria ter sido feito: a ampliação do cercamento eletrônico. Nós sabemos que, conforme o cercamento vai aumentando, as pessoas, os delinquentes vão ficando fora desse “cinturão”. O cercamento eletrônico aqui na região foi feito em Novo Hamburgo, Campo Bom; essas cidades foram blindadas com esse cercamento, Estância, não. Nós precisamos trabalhar para que esse cercamento aconteça, porque já existe toda uma identificação nos acessos à cidade e, ampliando o sistema garantimos uma segurança maior para a população.
POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE
Pretendemos desenvolver trabalhos e projetos onde a juventude possa compartilhar de momentos, inclusive na nossa Praça 1º de Maio, de cultura, educação. Também queremos trabalhar com um centro de eventos, onde a gente possa trazer congressos para Estância Velha, justamente para munir a nossa juventude de informação para o futuro. Nós precisamos abrir caminhos para que os jovens possam percorrer, por isso, uma de nossas propostas é promover 12 eventos anuais, de maior porte, buscando atender às mais diversas necessidades e anseios.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Nós temos, hoje, vários loteamentos irregulares, situações nas quais as pessoas acabam vivendo de maneira lamentável e, por desleixo, que vem de gestão em gestão, acabam tendo uma menor qualidade de vida. Teremos essa demanda como umas das grandes prioridades e começaremos a trabalhar logo. Iniciaremos pelo levantamento, que será feito pela Assistência Social, junto com um cadastramento que nos dará a possibilidade de criar um projeto, encaminhá-lo à Câmara e resolver a demanda. Isso é de suma importância, porque também gera receita.