Conecte-se conosco

Colunistas destaque

Seria mais rápida a apuração em cédulas de papel? O resultado saiu depois das 23h em Dois Irmãos

17/11/2020 - 08h53min

Atualizada em 17/11/2020 - 08h55min

*Coluna Começo de Conversa
Mauri Marcelo Toni Dandel

*Esta imagem é meramente ilustrativa, mas mostra o escrutínio de votos em uma cidade grande. Em Dois Irmãos, havia menos mesas e pessoas, mas o sistema era este. Ah, escrutínio, para quem nunca ouviu a palavra, no Aurélio significa “exame minucioso”, que nada mais é do que, cédula a cédula, fazer a apuração de votos.

E quem tiver foto do escrutínio em Dois Irmãos, envia para a gente?

– O resultado da apuração para vereador saiu depois das 23 horas em Dois Irmãos. Foi uma demora e tanto. Há quatro anos, até capitais com milhões de votos já conheciam seus prefeitos e vereadores antes das 20h. Neste ano, o site do TSE trancou. Enfim, quem sabe, em 2024 a gente volte às cédulas de papel que vai ser mais rápido. Já pensou? É claro que é uma piada. E a gente rindo dos americanos que levaram três dias para terminar a apuração de votos por lá.

– Dois Irmãos tem 24 mil eleitores. Mas só 19.544 foram votar e tivemos 17.734 votos válidos. Dividindo isso por 9 vereadores, o quociente eleitoral foi de 1.970 votos apenas. Ou seja, a cada 1.970 votos o partido elegia um. Há um mês quando citei que o quociente seria 2 mil ou 2.222 (ainda brinquei com os 2) me chamaram de dois, que o quociente seria mais de 2.500. Pois é, “errou”, diria o Faustão!

– Sucesso aos que venceram, desejamos bom trabalho. E aos que estão saindo, deixo um agradecimento sincero. Certamente pagaram o preço de terem sido vereadores neste mandato que foi um dos que mais analisou e votou temas polêmicos dos últimos 20 anos. Era cada abacaxi! Outra hora falamos, mas teve umas 10 pautas polêmicas, que todos os nove enfrentaram! Parabéns!

– Sei que, tanto os candidatos a prefeito ou a vereador ficam frustrados quando não se elegem. Mas é o jogo! Querem um exemplo? Um candidato a vereador de Minas recebeu, ao longo de domingo, umas 500 mensagens de eleitores desejando boa sorte e dizendo “vou votar em você”. Mal terminou a apuração, recebeu mais 500 mensagens dizendo “que pena que não se elegeu, mas votei em você”. Resultado: fez 88 votos. Eis o brasileiro. Eis o ser humano!
– Ah, mais um detalhe importante: o tal candidato tem 300 mil seguidores no Insta. Como se vê…

– Fica o aprendizado de não acreditar em tudo o que se “ouve” e nem em tudo que “houve”. Esta é a mensagem positiva do dia: questionar, perguntar e não criar expectativa, afinal, tudo é aprendizado.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.