Conecte-se conosco

Colunistas

A sua denúncia acabou caindo no próprio colo

18/05/2018 - 11h00min

O feitiço se voltou contra o feiticeiro. Quando era vereador, o atual secretário de Obras, Alcido Ratzinger, fez a denúncia de que os entulhos de galhos estavam se acumulando no Ceami, antiga usina de lixo, sem que se desse um tratamento adequado. O promotor foi lá e interditou o local. Milhares de cargas de galhos estavam lá sendo acumuladas há anos. Foi na administração de Arnaldo. Um pouco depois, quando Maria assumiu, nomeou Alcido para secretário de Obras. Em meados do ano passado, aconteceu a interdição da área e a Prefeitura parou de recolher os galhos nas ruas. Até hoje, um ano depois, o secretário Alcido não resolveu o problema. Alcido fez uma denúncia que caiu no seu próprio colo.

DUZENTOS

Contamos e fotografamos 200 montes de entulhos depositados nas ruas e calçadas pela cidade. É um verdadeiro lixão a céu aberto espalhado por Ivoti.

CONTA

A administração municipal quer que cada morador contrate um papa entulho para levar os galhos. Só que pelo carnê de IPTU cada morador já paga a conta.

GALHOS

Imaginem, estamos com um baita problema que é o recolhimento de entulhos. Isto que a época de poda vem agora. O que só prova o descalabro a que Ivoti estava entregue até há pouco tempo. E o principal responsável está processando um monte de gente que o acusou disso ou aquilo. Ainda posa de vítima. Quem é vítima de sua malfadada administração é o povo de Ivoti. Aliás, o que até os seus amigos mais próximos reconhecem.

SEM AUMENTO

Diante da impossibilidade de dar aumento salarial para os servidores municipais, o prefeito Martin propôs aumentar o vale-alimentação para compensar. Os servidores não aceitaram.

CADA CASO…

Cada caso é um caso. Tem servidores que trabalham muito e mereciam ganhar mais. Outros ganham muito pelo trabalho que executam. Estas distorções são normais no serviço público. Se diminuísse em 30% o número de funcionários poderia se dar um bom aumento para aqueles que merecem.

VERMELHO

Mesmo no limite, ainda foi dado um aumento no ano passado superior à inflação. Com as contas no vermelho, foi dado 7,28% de aumento contra uma inflação de 6,37%. E os servidores queriam 11%.

900

É bem possível que a atual administração recebeu a Prefeitura, não com 780 funcionários, mas com perto de 900. Martin reduziu para 730, só que tem um detalhe. A Prefeitura emprega mais de 100 estagiários, que custam, cada um, cerca de R$ 700 por mês. Os estagiários não entram nas estatísticas oficiais.

BICO CALADO

A política nas hostes oficiais é sempre manter o bico calado quando se trata de revelar algum número sobre o funcionalismo. Só uma administração transparente fala toda a verdade. Nunca ninguém falou que os estagiários não estavam na conta das estatísticas. Só que são funcionários que estão lá trabalhando.

ESTAGIÁRIOS

Eles são a melhor coisa que se possa fazer. Empregar jovens, com um salário baixo, mas bom para início de carreira e que cumprem com a sua missão. Eles trabalham bem, não tem vícios, nem dão carteiraços por aí. Só que na hora de contar quantos funcionários o município emprega, eles têm que estar junto.

SINDICÂNCIAS

A Prefeitura tem três comissões de sindicância. É sinal de que tem sindicância para fazer. Não sei se é bom ou ruim. Só sei que elas estão trabalhando como nunca.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.