Conecte-se conosco

Destaques

Produtor de uvas teve prejuízos com a queda de granizo em Santa Maria do Herval

16/12/2020 - 14h52min

Rodrigo e secretário Jaime avaliam o estrago no parreiral (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – A queda de granizo no último domingo trouxe prejuízos para a propriedade de Norberto Morschel, que cultiva uvas em Boa Vista do Herval. De acordo com seu filho Rodrigo Morschel cerca de 5% da produção dos parreirais foi perdida e, ainda, há risco dessa porcentagem ficar maior. Ele explica que as uvas atingidas pelas pedras começarão a apodrecer e, com isso, pode acontecer de todo o cacho ser atingido através da seiva que passará a escorrer – isso, dependendo das condições climáticas: se tiver muita chuva o risco é maior, caso contrário as frutas atingidas secarão com mais facilidade. Muitas uvas também acabaram caindo no chão, inclusive cachos inteiros.

Rodrigo conta que a chuva começou por volta das 14h e, meia hora depois passou a cair granizo, o que durou um pouco mais de cinco minutos. Nos 20 anos que têm os parreirais, afirma que que nunca viu tanto estrago. “Mas na hora a gente achou que iria ser bem pior, temos que agradecer que foi só isso”, disse, estimando que mesmo assim deverão colher em torno de 50 mil quilos a partir de final de janeiro, quando começa a produção de vinhos.

A produção das uvas é de Norberto e ele cultiva nas variedades bordô, niágara branca, rosada e lorena. Já a produção de vinhos e sucos é feita através da sociedade dos irmãos Rodrigo e Andréia. A parte mais significativa da produção tem como destino Gramado e Canela.

Mais plantações foram prejudicadas

 Jaime mostra os milhos que foram castigados pelo granizo, também em Boa Vista (FOTO: Cleiton Zimer)

Ameixas também foram atingidas e serão perdidas (Arq. pessoal)

O secretário de Agricultura Jaime Morschel esteve em algumas propriedades relata que a localidade mais atingida foi Boa Vista do Herval, e, no trecho em que as pedras caíram, resultou em estragos também nas lavouras de milho e demais frutas, com ameixas. Outras regiões do município registraram queda de granizo, entretanto, não com tamanha intensidade.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.