Conecte-se conosco

Coluna Picada Café

Picada Café: transporte de pacientes, saúde e sessões da Câmara

25/01/2021 - 14h40min

Atualizada em 25/01/2021 - 14h46min

portico picada café
Jair Heylmann – [email protected]
PACIENTES

O governo anunciou mudanças no sistema de transporte de pacientes da saúde para Porto Alegre. Com o objetivo de qualificar o atendimento aos pacientes que utilizam esse transporte, a Secretaria da Saúde passou a oferecer transporte em dois horários diferentes de saída e retorno. A secretária Nívia Kasper lembra que a saída era às 5h e o retorno se dava ao final da última consulta, fazendo com que muitas vezes o paciente voltasse apenas às 19h. “Agora a saída continua sendo às 5h, porém, o retorno passa a ser às 11h30. Outro veículo sai às 11h e retorna depois da última consulta da tarde”.

QUALIFICAR

A mudança visa qualificar o transporte e fazer com que os pacientes estejam antes de volta, em casa. Aliás, a mudança constava no plano de governo de Luciano e Max e está sendo implantada já no primeiro mês da gestão. O prefeito Luciano afirma que também diminuirá o tempo dos pacientes em contato com outras pessoas, correndo o risco de pegar a Covid. “Com a medida vamos evitar que os pacientes precisem permanecer o dia todo aguardando nos hospitais da Capital, aumentando riscos devido à pandemia Covid-19”.

ADEQUAÇÕES

Nossa saúde sempre foi destaque e segue sendo. Aliás, foi na saúde que Luciano e Max trabalharam forte, o que lhes ajudou a ganhar as eleições. Primeiro porque é um setor que toda a população precisa e se precisa está doente ou possui algum familiar precisando de atendimento. Estamos muito bem atendidos. Às vezes é bom fazer adequações como essa que está sendo feita agora. Muito boa a iniciativa e tenho certeza que todos seremos beneficiados, direta ou indiretamente.

DINHEIRO

A gente sabe que fazer saúde requer dinheiro. Mas esse é um setor que sempre recebe recursos. Na semana passada o deputado Afonso Motta (PDT) visitou o Posto de Saúde. Recentemente foram liberados R$ 10 mil para custeio, recurso destinado pelo parlamentar. Aliás, que bom que todos os partidos sempre trabalham essa questão: captação de recursos. A gente teve muito recurso conquistado pelo PSD durante os quatro anos de Daniel Rückert na Prefeitura. Parece que foram mais de R$ 2 milhões nos quatro anos. Mas também teve recurso do PT, PTB, PDT, PSDB. É bom ver que todos olham Picada Café como um todo e não somente quando estão no poder.

SESSÕES

As sessões ordinárias da Câmara iniciam em fevereiro. Vai ser o começo dessa gestão. O prefeito Luciano Klein sabe que possui a maioria na Casa, o que deve facilitar na hora de aprovar os projetos encaminhados pelo Executivo. Claro que existe maioria, minoria, mas vereador sabe que precisa trabalhar para todos, sempre visando o bem-estar da sociedade, o melhor para todos. Neste caso não existe situação e oposição, mas nove vereadores que devem se preocupar em ajudar e encontrar soluções aos problemas e legislar junto ao Poder Público. Teve vereador que não se elegeu e saiu esperneando. Quando se perde uma eleição a primeira coisa a se fazer é parar e analisar, ver onde acertou e errou. O tempo é importante para que cada um entenda a política. Uma coisa é certa: o voto do povo é soberano e deve ser respeitado.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.