Conecte-se conosco

Colunistas destaque

Infestações continuam gerando comentários e reclamações em Dois Irmãos

27/01/2021 - 08h22min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

INFESTAÇÃO

Na semana passada comentamos aqui sobre as infestações de insetos e animais indesejáveis. Mas, além dos lagartos, morcegos e ratos, faltou citar “dois personagens” e o pessoal veio nos cobrar porque não falamos da principal: pernilongos e borrachudos. Olha, feliz ou infelizmente isso não é privilégio só de Dois Irmãos: a “mosquitaiada” tomou conta.

RATO

Um leitor do União comentou para um colega nosso, durante a cobrança da assinatura, que não estava dando bola para a reclamação da vizinhança sobre os ratos, mas mudou de ideia quando o cachorrinho da família apareceu dentro de casa com um ratão na boca.

Aí já é demais! Um “dog” que fica só dentro de casa (o chamado “cachorrinho de madame”) caçar rato de esgoto? Bah, sem querer comparar, mas é o mesmo que o Licurgo (o ‘gaúcho emo’ ou ‘gauchão de apartamento’, do Guri de Uruguaiana) sair caçar no mato. E pior, voltar com um veado ou uma capivara nas costas. Aí o problema é sério! E não dá pra falar sério sobre um assunto destes. Ainda bem que o inverno não tardará!

300

Ontem, na contracapa, o Diário noticiou um motociclista que já visitou 300 igrejas. Por aqui, o colega Adelar me contou que já visitou mais de 350 cachoeiras e cascatas. Aliás, 10% delas deve ter sido nas serras do Rio do Rastro ou do Corvo Branco, onde ele já foi mais de 20 vezes.

Que coisa, não é? Um visita igrejas, outro cachoeiras e tenho um familiar que visita estádios de futebol a cada viagem, desde os grandes aos pequenos, tipo o do Brasil (Farroupilha) e Grêmio Santanense (Livramento). Aliás, se você tem um costume um tanto excêntrico ou exótico, manda aí, vamos publicar em 2 ou 3 linhas.

COLUNA DOS PARABÉNS

– Parabéns à Neca e a família Heylmann pelos 24 anos da HC Calçados em Morro Reuter.

– Parabéns ao Juarez Stein: serão 40 anos de vida pública no ano que vem (foi vereador em 82) e também pelos seus escritos e livros com dedicação à história de Dois Irmãos.

– Parabéns ao Betinho que está preparando a Aldeia da Herta em uma escola antiga e abandonada no Mato Comprido. Sai a escola abandonada e entra em cena um espaço de arte e cultura.

– A mensagem positiva do dia: “O começo é a parte mais importante do trabalho”, Platão, filósofo grego.

– É tão importante esta frase, pena que muitos não entendem ou não dão importância. Quer um exemplo? Se um avião saísse daqui para ir ao Japão e ele pudesse ir com todo o combustível possível (se tivesse tanque para isso) ele não sairia do chão por conta do peso. Ou seja, ele tem que “apenas começar” e deixar para reabastecer no meio do caminho. Mesmo que saísse do chão, gastaria muito combustível por conta do peso. Ou seja, se tiver muito combustível ele gasta mais. Se tiver menos, gasta menos. Percebeu o paradoxo? Pois é, esta aí um exemplo do quão importante é “apenas começar” e depois ir caminhando um passo depois do outro.

Ah, tem mais uma coisa. O avião aterrissa em algum aeroporto no meio do caminho para reabastecer, mas não só para isso. É também o momento de embarque e desembarque de passageiros (as conexões), então, tem mais possibilidade de viajar com aeronave lotada (nos dois trechos), aumentando o lucro (ou reduzindo a despesa). Percebem, por este exemplo, o quanto é importante ‘apenas começar’?

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.