Conecte-se conosco

Destaques

Bugio morre atropelado na VRS-873 em Morro Reuter

03/02/2021 - 19h30min

Atualizada em 04/02/2021 - 17h21min

Corpo do animal ficou deitado na lateral da pista (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – Uma cena triste foi vista pelos motoristas que usavam a VRS-873 no final da tarde de quarta-feita, 3, no Mato Comprido: um bugio Alouatta Guariba morreu atropelado e seu corpo ficou estirado na lateral da pista.

De acordo com a bióloga Ivana Collet, trata-se de uma espécie de bugio ruivo, muito comum na nossa região. Ele está na lista da fauna ameaçada de extinção no Brasil, na categoria “Vulnerável”. Ela explica que este exemplar é um macho pois as fêmeas são pretas.

O trecho é repleto de animais, tanto primatas como demais espécies e, infelizmente, cenas assim são vistas seguidamente. Um dos fatores que contribui é a neblina densa que acaba prejudicando o campo de visão dos motoristas. Além disso o trecho é cheio de curvas e, quando um animal tenta passar de um lado para o outro na pista há grande risco de acidentes, pois os condutores não conseguem enxerga-los a tempo.

A bióloga explica que os bugios devem estar perdendo espaço pela urbanização, faltando alimentos, por isso arriscam a descer das árvores em busca de alimentos.

<BOX> Bem quistos

<10> Os bugios vivem de forma numerosa na região e são bem quistos pelos moradores, com os quais possuem convivência pacífica e, não raras vezes, são vistos pulando de galho em galho, brincando pela mata.

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.