Conecte-se conosco

Esporte

Grêmio perde a Copa do Brasil para o Palmeiras

07/03/2021 - 21h49min

Atualizada em 07/03/2021 - 21h52min

Renato Portaluppi (Crédito Lucas Uebel)
Dário Gonçalves

São Paulo – O Grêmio terminou a temporada de 2020 perdendo o título da Copa do Brasil para o Palmeiras. O placar de 2×0, agregado à vitória dos paulistas por 1 x 0 na Arena, deu o tetracampeonato da competição ao Palmeiras, que se tornou o terceiro maior vencedor do torneio, atrás apenas do Cruzeiro (6) e do próprio Grêmio (5). Agora, a equipe de Renato Portaluppi precisa recuperar os ânimos e o bom futebol imediatamente, afinal, já nesta quarta-feira, 10, o time estreia na primeira fase da Libertadores, contra o Ayacucho, do Peru, na Arena.

O tricolor entrou em campo na Allianz Arena da mesma forma como em Porto Alegre, no último domingo, 28. Com o jogo iniciando em 1 x 0 para o Palmeiras, o Grêmio era obrigado a vencer por dois gols de diferença para ficar com o título ou, pelo menos um gol de vantagem para levar a decisão para os pênaltis. No entanto, os palmeirenses levaram a taça. Mas a partida finalizou em Palmeiras 2×0 Grêmio.

Em uma temporada atípica, mas muito abaixo do que se esperava, o Grêmio ficou apenas com o título do Gauchão, conquistado sobre o Caxias, e terminou o Campeonato Brasileiro na 6ª posição. Na Libertadores, foi eliminado de forma vexatória ao tomar 4 x 1 do Santos no jogo de volta. Foi a segunda desclassificação seguida na competição com goleada, já que em 2019 levou 5 x 0 do Flamengo.

Renato segue

Apesar das incertezas e péssimo futebol apresentado na temporada, o técnico Renato Portaluppi renovou seu contrato com o Grêmio até o fim do ano, mesmo com proposta financeira superior do Atlético Mineiro, que acertou com Cuca. No entanto, o aceite de Portaluppi foi dado após promessa do presidente Romildo Bolzan de que, ao menos, três ou quatro reforços chegarão.

Uma dos nomes especulados foi o do lateral esquerdo Rafinha, multicampeão com o Bayer de Munique e, recentemente com o Flamengo. O atleta está sem clube desde que rescindiu com o  Olympiacos, da Grécia. O jogador foi oferecido ao Grêmio, devido a seu interesse de trabalhar com Renato, no entanto, os altos valores pelo atleta de 35 anos esfriaram a negociação. Rafinha agora conversa com o próprio Flamengo para tentar um retorno.

Ascensão e queda

Renato chegou ao Grêmio em 2016, estreando justamente na Copa do Brasil. Após superar o Athlético-PR em uma decisão de pênaltis memorável, o tricolor passou por Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro para chegar ao pentacampeonato e encerrar um jejum de 15 anos sem títulos de expressão nacional. No ano seguinte, o tricolor apresentou o “melhor futebol do Brasil” e sagrou-se Tricampeão da Libertadores.

O título continental abriu a possibilidade do Grêmio alcançar mais duas taças, a do Mundial Interclubes e a da Recopa Sul-Americana 2018. A primeira ficou com o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, já a segunda, ficou na Arena após vitória nos pênaltis contra o Independiente, da Argentina. Este foi o último título considerado de expressão pelo Tricolor. No mesmo ano, veio a conquista do Campeonato Gaúcho, que não vinha desde 2010.

Em 2019, mais um título estadual, dessa vez contra o rival Internacional, além da conquista da Recopa Gaúcha sobre o Avenida. Para completar, foi neste ano que deu-se início a uma sequência de 11 Grenais sem derrota. Porém… Na Libertadores veio a já citada derrota por 5 x 0 para o Flamengo. E em, 2020, o ano começou com a derrota da Recopa Gaúcha para o Pelotas. Depois, houve o tricampeonato do Gauchão, mas nova goleada na Libertadores, apenas o 6º lugar no Brasileirão, a derrota no Grenal e, por fim, perdeu a Copa do Brasil para o Palmeiras.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.