Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: Vacinação 1, 2, 3, 4, uma permuta e Páscoa cancelada
Raul Petry – [email protected]
VACINAÇÃO 1
Hoje tem mais gente sendo vacinada em Nova Petrópolis. Chegou a vez dos idosos de 70 anos ou mais, o que representará um avanço muito significativo. Ontem chegaram ao município mais 680 doses, número suficiente para vacinar mais de 2% da população. E esse é o ponto. O Brasil é o quinto país que mais vacina no mundo em números absolutos. Projetando um futuro próximo, dentro de 30 dias todos os idosos de 70 anos ou mais já estarão razoavelmente protegidos da Covid-19. Não é pouca coisa!
VACINAÇÃO 2
Mas os idosos devem ficar muito atentos. A vacina não evita que eles peguem o coronavírus. É como a vacina da gripe, que os idosos fazem todos os anos, mas depois ficam gripados igual. Aí reclamam que a vacina não funcionou. Ela funciona sim, pois evita que a gripe os leve ao hospital. Assim é com a Covid-19. Quem faz a vacina previne quadros mais graves da doença, mas continua com o risco de ficar doente. Até porque nenhuma vacina jamais ofereceu 100% de eficiência. No caso da Covid-19, todo cuidado é pouco.
VACINAÇÃO 3
O perigo de uma pessoa achar que já está livre da doença por causa da vacina está na possibilidade de pegar o vírus na rua e levá-lo para casa, passando-o para um familiar que ainda não foi vacinado. Lembrando que agora os jovens também estão indo para a UTI e morrendo por causa da Covid-19.
VACINAÇÃO 4
Hoje de manhã os idosos de 70 anos ou mais, que moram no Centro, podem se vacinar no Centro de Eventos sem descer dos carros. Início às 8h. Ou podem ir nas unidades básicas de saúde onde também está sendo oferecida a vacina.
UMA PERMUTA
A cogestão apresentada pelo governador Eduardo Leite agradou alguns, mas desagradou muitos outros, principalmente em cidades turísticas como Nova Petrópolis. É que houve uma espécie de permuta, uma troca: liberou-se o comércio não essencial, o que beneficia os comerciantes de um modo geral, mas barrou-se praticamente tudo aos finais de semana. Fica explícita a intenção de que não haja movimento de pessoas nos próximos dois finais de semana, o que também contempla a Páscoa. Para ficar em dois exemplos: nos sábados, domingos e feriados, apenas os restaurantes de beira de estrada podem ficar abertos, mas atendendo só transportadores de cargas e passageiros. Isso exclui completamente o turismo. E, em plenos dias de Páscoa, não poderão ser realizadas missas e cultos. Celebrações religiosas, só de segunda a sexta-feira, antes das 20h.
PÁSCOA CANCELADA
Claro que decretar é uma coisa e fiscalizar tudo isso é uma tarefa muito mais difícil. Mas a intenção está posta. Neste contexto, acabou sendo ótimo o cancelamento da Páscoa em Nova Petrópolis. Qual seria o sentido de se gastar com decoração, se os protocolos incentivam as pessoas a não vir ao município? Sabe-se que o cancelamento um dia depois do anúncio foi por causa da repercussão negativa junto ao público. Mas foi melhor assim.