Conecte-se conosco

Notícias

Estado anuncia a suspensão de vacinação das gestantes com dose da AstraZeneca

11/05/2021 - 13h44min

Atualizada em 11/05/2021 - 13h48min

Estado – Após a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), emitida na noite de segunda-feira, 10, para que a aplicação de doses da vacina AstraZeneca em grávidas fosse interrompida, a Secretaria de Saúde do Estado se manifestou por meio de um informe técnico do Programa Estadual de Imunizações. Na publicação, realizada nesta terça-feira, 11, a SES informa que, seguindo a recomendação da Anvisa, a vacinação de gestantes com a vacina AstraZeneca/Fiocruz está suspensa temporariamente até que seja completado o monitoramento de eventos adversos notificados.

Ainda de acordo com o Estado, até o momento, não foi notificado nenhum evento adverso grave em gestantes no Rio Grande do Sul. No entanto, quem faz parte deste grupo e já recebeu a primeira dose, deve aguardar novas informações com relação à aplicação da segunda dose.

“A SES aguarda nova orientação do Ministério da Saúde quanto a questões como a continuidade da vacinação para esse público, se a suspensão também deve ser estendida para as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e se poderá ser mantida a vacinação desse público com doses de outros fabricantes. O Programa Estadual de Imunizações também emitirá novas notas, esclarecendo sobre o assunto assim que novas diretrizes sejam definidas”, informou a pasta estadual.

Região 

Os municípios da região da Encosta da Serra têm se manifestado afirmando que as orientações repassadas pela Anvisa e pelo Estado estão sendo seguidas. Estância Velha foi o primeiro dos 11 municípios a se pronunciar e, por meio de uma publicação na rede social, anunciou a suspenção da vacinação em gestantes.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.