Coluna Lindolfo Collor
Lindolfo Collor: mão na massa, buraqueira, rolo compactador, todos contra a dengue, informações, resposta, Emater, com emendas
Cândido Nascimento
Foi feita no início desta semana a operação tapa-buracos nos pontos mais deficitários das vias do município, com asfalto a frio. O prefeito Gaspar Behne e o vice Gilnei Prass (Ninho) acompanharam o serviço em alguns locais na tarde de segunda-feira. Segundo Gaspar o custo é mais barato.
MÃO NA MASSA
A melhoria foi feita na Estrada Geral de 14 Colônias, no trecho próximo à ponte de ferro, que faz a divisa com São José do Hortêncio e a rua Arno Ellwanger, no entorno do Ginásio Municipal Herbert Oscar Enzweiler. Em ambos locais foram colocados asfalto a frio. O próprio Gaspar colocou a mão na massa e distribuiu asfalto na 14 Colônias.
BURAQUEIRA
Como na via existente junto ao ginásio o problema era maior, o prefeito Gaspar Behne determinou que a Secretaria de Obras colocasse uma camada de concreto antes do asfalto, para proporcionar durabilidade, mas a ideia é, mais tarde, colocar uma camada de asfalto com 5 cm de espessura.
ROLO COMPACTADOR
O prefeito Gaspar Behne vai solicitar ao setor de Obras do Estado o repasse de um rolo compactador em boas condições de uso, para que ele seja utilizado nas obras do município, o que deve agilizar o serviço da reposição do asfalto nos locais mais deficitários.
TODOS CONTRA A DENGUE
Será realizado no sábado, 15, um mutirão de limpeza, com o objetivo de recolher embalagens vazias, pneus velhos e lixo, para evitar a proliferação do mosquito da dengue no município. Equipes da Vigilância Sanitária, Secretaria da Saúde, Administração Municipal e representantes de todas as demais secretarias vão participar. Será um trabalho feito durante toda a manhã de sábado, pois apareceram algumas larvas em cinco bairros, de um total de sete, explicou o prefeito Gaspar Behne.
INFORMAÇÕES
O presidente da Câmara de vereadores, Alcírio Wiedthauger, do PP, fez um pedido de informações à Secretaria de Educação para quanto à existência de portões nas creches e nas escolas do município. A preocupação foi apresentada depois da tragédia ocorrida em Saudades, Santa Catarina, no início deste mês, quando foram, mortas três crianças e duas professoras.
RESPOSTA
A secretária de Educação, Tatiana Presser, respondeu que na maioria das escolas existem os portões, e faltam em duas. Serão feitos orçamentos para instalar nesses locais. Além disso existe a intenção de colocar câmeras de segurança nos prédios escolares.
EMATER
A Emater tem um novo técnico no município: Marcelo Ritter. Ele atende todos os dias na parte da manhã, no anexo à secretaria da Agricultura do município.
COM EMENDAS
Foi aprovado, com duas emendas, o projeto que institui o Programa de Apoio à Agricultura 2021/2022. Devido à pandemia, não será realizado o Fórum da Agricultura, e serão mantidos os subprogramas estabelecidos junto com os produtores rurais em 2019. Com destaque no incentivo aos produtores de pequeno porte, o programa visa geração de receitas e movimentar a economia do município.