Conecte-se conosco

Coluna Hortêncio

Hortêncio: investimento, gastronomia, incentivos, empreendimentos, infraestrutura, museus, acácia, operadores de máquinas

14/05/2021 - 06h30min

Cândido Nascimento

 

INVESTIMENTO

Se tem um setor em que vale a pena os gestores de um município investir é o Turismo. E aqui não será diferente. Há anos que até agora tudo se resumia à Festa do Aipim que sempre foi um sucesso de público. Só que agora é diferente, pois, com a aprovação do Comtur e do Fundo Municipal para esse segmento, as portas se abrem para novas oportunidades.

 

GASTRONOMIA

Como a gastronomia é uma coisa que passa de geração para geração na questão dos pratos típicos, as cucas, bolachas, derivados de aipim, e tem ainda as bergamotas e laranjas, e agora a noz pecan (do Sena) para agregar valor à nossa gastronomia, novos empreendedores vão aparecer para investir nessa área. Novas agroindústrias familiares vão surgir. E tem que começar a pensar rápido sobre isso.

 

INCENTIVOS

É claro que é necessário um plano de incentivos da parte da Prefeitura, e um planejamento sobre quais os estabelecimentos poderão surgir, como fazer, o que oferecer e como fiscalizar essa gama de negócios que vão surgindo no decorrer do tempo.

 

EMPREENDIMENTOS

Eu estou acreditando que tudo já está tudo preparado para o município manter os atuais empreendimentos e receber novos. Temos pousadas, o orquidário, cabana, as propriedades rurais que podem abrir espaço aos visitantes, padarias, confeitarias e aí por diante. Vamos que alguém queira construir um hotel aqui no município? Por que não?

 

INFRAESTRUTURA

Melhorias na colocação de canaletas na Estrada do Campestre (parte alta), colocação de canaletas na Estrada Capela do Rosário, inclusive com leivas. A rua 60 está recebendo melhorias, inclusive com detonação em alguns pontos. E até a Prefeitura já está recebendo adequações no prédio, com acessibilidade para cadeirantes e banheiro especial para pessoas com deficiência física.

 

MUSEUS

Outra situação é relacionada a um museu. Está demorando para que esta ideia seja implementada de verdade. Eu sei que havia alguns objetos antigos que eram guardados no porão do Ginásio Municipal Clóvis Luis Schaeffer. Tem o Anibaldo Petry, ex-prefeito, que possui um museu particular. Mas se for comprado o antigo casarão da Comunidade católica São José e que pertencia à família Steffens, quem sabe ali seja feita a reforma e dois museus possam coexistir. Um municipal, pensado pela Prefeitura, e um particular, da empresa Carmen Steffens.

 

ACÁCIA

O secretário da Agricultura Felipe Trein destaca que ainda estão abertos os pedidos para os produtores que quiserem encomendar mudas de acácia. O agricultor pode optar por torrão, tubete ou laminado. O produtor terá somente o custo do frete, que é R$ 15 o milheiro.

 

OPERADORES DE MÁQUINAS

Como não houve nenhum operador de máquinas aprovado no último concurso público realizado no município, antes da pandemia, havia um déficit na Secretaria de Obras para atender o setor, desde a Administração passada. A prefeita Ester Koch mandou o projeto que possibilita contratar dois funcionários. A Câmara aprovou por unanimidade.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.