Conecte-se conosco

Panela de Pressão

Ivoti: energia solar, água, atoleiro, Zé Pó, empreendedor

10/06/2021 - 06h00min

Felipe Faleiro

Energia solar

 

Gente da região, dentre eles o Elio Barcelos, da Quasars, de Ivoti, foi a Brasília protestar a favor de um projeto de lei que pode democratizar o acesso à energia solar e de fontes alternativas. A proposta está em vias de ser votada. Pelo que é possível ver em Ivoti, muita gente já aderiu às placas solares, pois elas representam um futuro sem volta. Não são poucas as casas e prédios que já instalaram. Só não estão instaladas em mais lugares justamente porque este projeto não foi aprovado ainda, pois as linhas de crédito e financiamento para incentivar o uso da energia solar já existem.

Água

Ontem falei da Autarquia Água de Ivoti, mas rapidamente, citando que estavam fazendo obras na Av. Bom Jardim. Pois logo soubemos da informação do vazamento que afetava os moradores do Jardim do Alto havia alguns dias. Pela situação apresentada, os técnicos ficaram sabendo que o reservatório de lá estava muito baixo, e a causa foi a quebra de um cano por um morador desavisado. Desconheço o tamanho do prejuízo, mas fico intrigado com o fato de ninguém ter informado a autarquia que havia faltado água.

Atoleiro

Outra situação de ontem: um caminhão da Santa Cruz Encomendas ficou atolado na rua dos Carteiros, esquina com a rua Portela, no Jardim Bühler. O motorista tentou vencer a lomba e não conseguiu. O guincho foi chamado e também ficou atolado na lama. Aí foi preciso ir lá uma retroescavadeira da Secretaria de Obras para tirar o guincho e liberar o outro caminhão. Dá pra acreditar numa coisa dessas? Toda vez que chove, os moradores ficam preocupados. Aquela esquina tem problemas históricos por conta do barro, das calçadas que existem só de um lado e, principalmente, do asfalto também inexistente.

Zé Pó

Quem mora ali conhece o Zé Pó. Ele foi um boneco tipo espantalho instalado por moradores, faz uns dois anos, mais ou menos, para protestar contra a falta de uma pavimentação ali. Ele ficava bem naquela esquina, e chamou tanto a atenção que foi parar na capa do Diário. A presença do Zé Pó até gerou muitas conversas e comentários, na época, mas a situação não mudou. A calçada de um lado da rua Portela até foi arrumada pela Prefeitura, mas o principal problema, que é a pavimentação, segue até hoje sem ter sido resolvida. O que mais precisará acontecer ali?

Empreendedor

Ao longo destas semanas realizando as entrevistas no Diário do Empreendedor, tenho visto como estas pessoas que vêm ao nosso estúdio, tanto de Ivoti quanto de outros municípios, são apaixonadas por seus negócios. Gente que, mesmo com a pandemia, está conseguindo dar a volta por cima e gerar emprego e renda. Pessoas que conseguiram vencer as adversidades, apesar da crise econômica, e conquistar clientes. O Diário é a vitrine da região onde, além de falar sobre seus produtos, estes empresários expõem outro aspecto valioso: suas histórias de vida e sucesso.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.