Geral
Eleições da Cooperativa Piá: associados relatam problemas com plataforma de votação
Nova Petrópolis – A Cooperativa Piá elegeu sua nova diretoria no último sábado, 26, após eleições virtuais serem realizadas na quinta-feira, 24. Jeferson Smaniotto, atual presidente, foi reeleito com 618 votos, Rogério Klering, será o vice-presidente e Darcísio Inácio Braun ocupará o cargo de secretário. Porém, o assunto segue sendo discutido entre os associados, devido aos problemas apresentados antes e durante a eleição.
A associada Elisete Oliveira, de 53 anos, foi uma das tantas que tiveram problemas e não conseguiram participar da Assembleia Geral e das eleições para a Diretoria e Conselho Administrativo. Ela fez seu cadastro no dia 21 e recebeu dois SMS’s comprovando que havia se inscrito para participar. O primeiro, falava que em até 24 horas seu cadastro seria validado. O segundo, recebido três horas depois, confirmava o cadastro e dizia que a senha para acesso seria enviada no dia seguinte, 22 de junho. Esta senha, nunca chegou e, assim, Elisete não pôde participar das eleições.
Inconformada, pediu ajuda de seu filho para solucionar o problema, mas não havia o que fazer. “Meu filho até ficou irritado comigo. ‘Mãe, não tem senha. Tu quer que eu faça o quê?’, ele me disse”, comentou a associada. Elisete contou também que nunca trabalhou na Cooperativa e nunca quis ser candidata, mas exige esclarecimentos. “O que eu quero é transparência. Muita gente foi impedida de votar e isso é injusto. A Cooperativa não é qualquer coisa, ela é de todos e eu não acredito que houve honestidade”, concluiu.
Denúncias no Sindicato
Sem ter como participar, Elisete tentou ajuda pelo 0800 disponibilizado pela Piá e pela Eleja. Sem sucesso. Foi então até o Supermercado Piá tentar alguma solução, mas como o auxílio aos associados aconteceu somente até o dia anterior, voltou para casa sem nada resolvido. Tentou ajuda no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, porém o sindicato não possui nenhuma relação com as eleições.
“O que eu quero é transparência. Eu não acredito que houve honestidade”
O presidente do sindicato, Ari Boelter, disse que somente o que poderia fazer era conversar e orientar que os associados continuassem buscando soluções com a própria Cooperativa. No dia da votação e no dia seguinte, muitas pessoas buscaram o sindicato falando sobre os problemas enfrentados. “Como não temos relação com a eleição, não pudemos fazer nada e nem temos o registros de quantos foram. Mas aqui em Nova Petrópolis, certamente passou de 100 o número de associados que não conseguiram participar, inclusive pessoas jovens que não têm dificuldades em usar a tecnologia”, explicou Boelter.
Erro na contagem dos votos
Além dos relatos de quem não recebeu senha para participar, o problema mais grave aparecia na hora da votação. De acordo com o regulamento, era necessário escolher três nomes para a diretoria e nove para o conselho. Se o participante resolvesse escolher menos nomes do que deveria, o voto não seria validado. No entanto, mesmo marcando os três e os nove nomes, a plataforma contabilizava outros números.
Em um dos casos, que foi filmado pelo associado para que pudesse provar, ele marcou os três candidatos de sua preferência e clicou no botão “votar”. Mas ao invés da confirmação, uma mensagem apareceu escrita “Você escolheu 2 candidatos. Confirma voto?”. O mesmo aparecia na escolha pelo conselho, tanto usando computadores, quanto celulares. Ao clicar em confirmar, uma outra mensagem dizia que o voto havia sido computado. Porém, ficou a dúvida se os votos realmente foram validados, uma vez que o número de confirmação aparecia diferente do número de selecionados.
Para o associado Jorge Grings, esse problema não ocorreu. Todas as suas escolhas foram contabilizadas corretamente e o voto foi confirmado. O problema por ele enfrentando foi quando à demora em retornar ao sistema. Como a assembleia ocorreu durante várias horas da quinta-feira, 24, em determinado momento ele precisou deixar a plataforma. Ao tentar entrar novamente, foi preciso esperar cerca de 45 minutos até que conseguisse. E a esta altura, o horário para votação já estava acabando.
Quase 40% dos cadastrados não votaram
De acordo com a assessoria de imprensa da Cooperativa Piá, foram cerca de 1.600 associados cadastrados para participarem da eleição. Número este superior ao de votantes nas eleições de 2017, quando 1.321 pessoas votaram. Porém, ainda segundo a assessoria, somente cerca de 1.000 associados votaram, o que confirma a projeção feita e publicada pel’O Diário na última segunda-feira, 28, onde diz que o total de votos recebidos por Jeferson Smaniotto e Gerson Seefeld, primeiros colocados em cada chapa, era de 972.
Baseado nestes números, cerca de 600 associados cadastrados, o que corresponde a quase 40% do total, não votaram. Seja por não terem recebido senha, por possivelmente não terem seus votos computados, ou simplesmente por abstenção.
O Diário questionou também a Eleja Online sobre os erros apresentados, entre outras questões, mas até o fechamento desta edição não houve retorno. Em seu site, uma matéria publicada pela Eleja sobre a Assembleia classifica como um “sucesso” a realização do serviço.