Conecte-se conosco

Destaques

Câmara de Vereadores de Dois Irmãos volta atrás e anula votação das diárias

20/07/2021 - 18h49min

* por Fábio Radke

Dois Irmãos – O retorno do pagamento de diárias para os vereadores teve uma reviravolta na sessão desta semana na Câmara Municipal. Isso por que foi aprovado um requerimento dos vereadores, Cristine Groth (PT), Darlei Kaufmann (PSB) e Sérgio Kroetz (PP), que anula a votação do projeto de resolução, que passou por unanimidade no último dia 12, e que gerou discussões em meio a comunidade. A justificativa dos parlamentares é que “houve falta de anúncio do resultado final da mesma por parte do Presidente, além de não ter identificado de modo claro e direto o teor da matéria posta em votação com a leitura da ementa”.

O texto segue e lembra que a proposição havia sido protocolizada na Câmara de Vereadores no dia 08 de fevereiro de 2021, quando foi lida no expediente da sessão ordinária daquele dia. “Não teve anúncio prévio por parte do Presidente da Câmara da sua inclusão a Ordem do Dia, permitindo que todos os vereadores pudessem ter ciência de tal, inclusive os suplentes que atualmente ocupam cadeira no Legislativo”, aponta o documento.

Uma nova votação em caráter de urgência deve definir o futuro do projeto de resolução que trata da volta do pagamento das diárias. Ainda não está definida uma data para a iniciativa entrar na ordem do dia. “Agora voltou à estaca zero. O projeto está lá e pode voltar a entrar na pauta qualquer dia desses. Aquela votação, a princípio, está anulada e agora depende de entrar na ordem do dia e ser votado”, destaca o vereador Darlei. O presidente da Câmara de Vereadores, Eloy Nyland (MDB), também comenta a situação. “No momento fica como está. O projeto não foi anulado. Foi sancionado e transformado em lei”, defende.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.