Notícias
Colônia inspira Feira do Produtor do Herval
Santa Maria do Herval – Os antigos costumes dos antepassados ganharam espaço em meio aos produtos coloniais da Feira do Produtor, do último sábado (24). A edição especial lembrou o dia do Colono e Motorista, assim como os 197 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e os 31 anos do Grupo Folclórico Teewald.
Além da venda dos produtos da agricultura familiar, a exposição de antiguidades e alguns instrumentos de trabalhos dos produtores rurais estiveram à mostra. O público ainda teve a oportunidade de interagir com as peças, como o debulhador de milho e o serrote com cerca de dois metros. “O nosso colono é um fator para que a nossa economia do Herval não sentisse tanto na pandemia. O fato deles, praticamente, não terem parado, significou muito para nosso município”, afirma o secretário de Comércio e Turismo, Marcos Stoffel.
A Feira do Produtor de Herval acontece sempre aos sábados, no horário das 7h30 às 13h. O público encontra peças de artesanato, bolinho de batata, embutidos, verduras, ovos, cerveja e chope artesanal, pães e cucas.
Eles participaram:
“Antigamente o debulhador era muito usado por todos. E hoje é uma grande honra estar aqui demonstrando como se fazia”, Roberto Schaab.
“Para nós não é nenhuma novidade esse equipamento. Esse debulhador está bem inteiro. Com o milho era feito farinha para o pão de milho”, Egídio Knorst.
“Eu tenho em torno de 90 maquetes já produzidas. Aqui na Feira eu trouxe umas três que coloquei para reparar. Desde 2000 faço esse trabalho”, Iteno da Silva.
“Mantivemos e criamos novos incentivos. Quem hoje gera muitas notas no talão do produtor recebe saldo maior de incentivo para ir abatendo”, secretário de agricultura” secret. Agricultura, Jaime Morschel.