Conecte-se conosco

Destaques

Nova Petrópolis completa um mês sem mortes por Covid-19 e fica sem internados

09/08/2021 - 15h31min

Quartos que já estiveram cheios, agora exibem leitos vazios (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – A pandemia de Covid-19 parece finalmente estar dando sinais reais de que está indo embora. Pela primeira vez desde novembro de 2020, o município completou um mês sem mortes relacionadas à doença. O último óbito foi no dia 7 de julho, quando um senhor de 86 anos tornou-se a 59ª vítima do coronavírus. Além disso, desde o início do mês de agosto não há internações no Hospital Nova Petrópolis, e a última vez que um munícipe esteve em uma UTI por conta da Covid-19 foi no dia 23 de julho. Os dados são do Boletim Epidemiológico do município, até a última sexta-feira, 6.

Um dos fatores responsáveis por este freio no agravamento da pandemia é justamente a vacinação. Até esta segunda-feira, 9, de acordo com as informações da Secretaria Estadual de Saúde, 59,7% da população do município já recebeu a primeira dose e 34% a segunda. Isso fez com que, não só os hospitais estejam sem pessoas com a doença, mas também que toda Nova Petrópolis tenha reduzido os seus índices de contaminação. Até sexta-feira, somente oito pessoas estavam com o vírus, todas em isolamento domiciliar. A última vez que isso havia acontecido foi em 21 de setembro de 2020, ainda quando havia apenas uma morte pela doença.

Eventos

Município já tem movimentação comparada ao período sem pandemia (Créd.: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha)

A redução nos casos está, aos poucos, trazendo de volta os eventos com público presencial. Atualmente está acontecendo o Festival Sabores da Colônia, com 23 expositores rurais na Rua Coberta e a Praça das Flores decorada para receber o público. Uma semana antes, chegava ao fim o Festival Internacional de Folclore. Este, teve apenas atrações virtuais, porém, os grupos puderam se encontrar presencialmente para a gravação de vídeos e apresentações ao vivo.

Outros eventos não resistiram e precisaram ser cancelados por conta do momento grave que Nova Petrópolis, e todo o mundo, passou neste ano. A Tricofest, que seria realizado pela primeira vez, ficou para 2022. O próprio Sabores da Colônia estava previsto para junho, mas foi adiado para agora. E ele está servindo justamente como um teste para os futuros festivais, em especial o Natal e a comemoração de Ano Novo.

Vacinação

Vacinação do último dia 4 atendeu a 370 pessoas (Créd.: Francis Limberger)

Nova Petrópolis já aplicou a primeira dose em 11.446 pessoas e a segunda em 6.488, além de 643 doses únicas. Isso corresponde a 59,7% da população com a primeira aplicação e 34% com o esquema vacinal completo. Nesta terça-feira, 10, inicia a vacinação para pessoas a partir dos 30 anos. Será feito um drive thru no Centro de Eventos para todos os moradores, das 16 às 20 horas. Para esta etapa, o município recebeu 40 doses da Coronavac/Butantan, 180 da Oxford/Astrazeneca e 480 da Pfizer/Biotech, totalizando 700 doses. As que não forem utilizadas no drive thru de terça-feira serão disponibilizadas nos postos de Saúde a partir de quarta.

Linha do tempo

O primeiro caso positivo de coronavírus em Nova Petrópolis foi diagnosticado no dia 19 de maio de 2020 e o primeiro óbito veio menos de um mês depois, no dia 15 de junho. Dezembro de 2020 foi o mês do ano passado com o maior número de casos. Com o acréscimo de 297 positivos, o município encerrava o ano com 1.004 casos, cinco mortes e cinco pessoas hospitalizadas.

Em janeiro, outras seis mortes foram registradas, número maior que em todo 2020. As primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no dia 19 daquele mês. Março foi o mês mais grave de toda a pandemia. Foram 885 casos registrados e 25 óbitos. Nos hospitais faltavam leitos e pessoas morreram à espera de UTI. Mais de 200 pessoas chegaram a estar infectadas com o vírus naquele mês.

Redução

Praça das Flores volta a ter decoração e visitantes para eventos (Créd.: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha)

Os números começaram a baixar a partir de abril. Foram 260 casos positivos, uma redução de 70% em relação a março, e nove mortes. No fim do mês, pela primeira vez em 2021, o Hospital Nova Petrópolis ficava sem pacientes internados por Covid-19. Em maio, mais duas mortes e outras seis em junho. Já no último mês, apenas uma morte em julho, completando um mês sem óbitos pela doença neste último final de semana e nenhum morador internado em leito clínico ou em UTI.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.