Destaques
Assassinato em Ivoti foi motivado por cíumes do autor das 33 facadas
Portão Ivoti – Segundo relato de uma das filhas da vítima do feminicídio ocorrido na quinta-feira em Ivoti, na Av. Bom Jardim, o autor do assassinato Airton Henke era ciumento e os cíúmes teriam motivado esse brutal crime contra a namorada, que conheceu há nove meses por uma rede social.
SEPARAÇÃO
Rosa Maria Vargas, 53, e o autor do crime, Airton Renke, 57 anos, se conheceram no final do ano passado e, na sequência, ela apresentou ele à família. Ela morava no Condominio Toniollo Busnello, em Portão e ele morava no bairro Bela Vista, em Estância Velha.
A família dela disse que ele queria controlar Rosa e ligava para ela todo tempo no serviço, perguntando onde ela estava, pois estava on line, e se podia mandar um video para mostrar onde estava. Essa atitude tornava o relacionamento conturbado e ela optou por se separar há dois meses.
PEDIU PARA VOLTAR
Há dois meses o casal se separou por uma semana. Airton disse que queria voltar, e Rosa Maria afirmou que só voltaria se ele se tratasse com um psicólogo. Uma filha da vítima disse que a sua mãe mesmo foi quem levou ele até o psicólogo. Essa filha sugeriu que ela terminasse o namoro.
SEPAROU NA TERÇA
Na terça-feira antes do crime Rosa Maria pediu novamente que queria se separar, mas que desta vez não teria volta. Airton teria dito aos seus filhos que estaria conformado com a situação. Só que ele ligou para Rosa pedindo que o levasse até a empresa onde estava vinculado, escondeu a arma na calça e esfaqueou a namorada ainda no caminho. Inclusive ele teria mostrado a faca em uma festa familiar onde compareceu, segundo a familiar da vítima. Depois fugiu para o mato e ligou para o filho.
FUGIU PARA O MATO
A polícia fez o cerco no mato, próximo à pedreira, e o assassino foi preso duas horas após o crime, pela Guarda Municipal de Estância Velha, em uma curva da Avenida Presidente Lucena. A guarda negociou para que o assassino, que disse pelo telefone ao filho, que não queria apanhar da polícia, mas tentou tirar a própria vida. Airton Renke terminou entregando a faca usada no crime e sendo preso e encaminhado à DP de Ivoti. Bombeiros de Ivoti prestaram os primeiros atendimentos, a Brigada Militar e a Polícia Civil estiveram no local. O carro foi recolhido ao pátio do guincho.