Conecte-se conosco

Destaques

Homem usa enteado de nove anos para furtar grades de bueiros em Dois Irmãos

09/09/2021 - 11h23min

Atualizada em 09/09/2021 - 14h56min

Com o auxílio da comunidade, que forneceu dados úteis à investigação, foi identificado o veículo utilizado pelo criminoso, um Fiat Uno branco.

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – A Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos esclareceu a autoria dos recentes furtos das grades de bueiros ocorridos na cidade no mês de julho.

Com o auxílio da comunidade, que forneceu dados úteis à investigação, foi identificado o veículo utilizado pelo criminoso, um Fiat Uno branco. A partir daí, analisou-se a cadeia sucessória e chegou-se ao nome do sujeito, que tem 28 anos e é morador de Sapiranga.

Através da análise de imagens de câmeras de monitoramento, a equipe de investigação conseguiu visualizar o momento exato em que do interior do veículo sai o enteado deste homem, de 9 anos de idade; ele recolhe uma das tampas de bueiro e retorna ao automóvel.

Conforme informado pelo delegado Felipe Borba, este fato causou especial repulsa aos policiais, uma vez que o criminoso utilizou de uma criança para facilitar a subtração e dificultar a sua identificação. “Isso tudo somado à afronta ao patrimônio público, gerando transtorno à população, risco à integridade física e prejuízos ao município”.

Foram realizadas diligências para tentar recuperar parte do material, mas sem sucesso.

Indiciado por furto de chopeira

O mesmo homem foi indiciado pelo furto de uma chopeira, praticado no dia 9 de agosto em uma chácara localizada na rua Onze Amigos, no Vale Direito. Nessa ocasião, o sujeito estava utilizando outro veículo, um Ford Fiesta vermelho.

Em relação a esse caso, a equipe de policiais conseguiu recuperar a chopeira pois o sujeito teria entregue a uma pessoa como pagamento de dívida, que foi localizada e contra a qual foi instaurado um inquérito para apurar a prática de receptação.

Confessou, parcialmente, os furtos

Segundo o delegado Borba, o indiciado costuma lidar com o recolhimento de sucatas e em seu interrogatório confessou a prática parcial das subtrações, mencionando que vendeu por R$ 0,80 (oitenta centavos) o quilo, em ferro-velho localizado em Sapiranga.

“Acreditamos que utilizando o pretexto de recolher sucatas este sujeito possa ter praticado outros delitos semelhantes, pois aproveita as visitas em residências para verificar a existência de objetos fáceis de furtar, como aconteceu no caso da chopeira”.

O Delegado reitera que teve fatos semelhantes em outras cidades. “Foram trocadas informações com as Delegacias de Ivoti, Parobé e Nova Hartz”.

Prisão indeferida pelo Judiciário

A Polícia Civil representou pela decretação da prisão preventiva do indiciado, mas o pedido foi indeferido pelo Poder Judiciário. Um dos motivos foi a ausência de antecedentes por parte do sujeito.

Comunidade pode contribuir com informações

A Delegacia solicita que se alguém tiver informações sobre a prática de outros delitos eventualmente praticados pelo mesmo indivíduo, que encaminhe à DP, a fim de viabilizar a responsabilização criminal por todos os fatos.

Qualquer informação pode ser passada para a Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, pelo whatsapp 51 98543-7318 ou pelo telefone 35641190, garantindo-se o anonimato.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.