Destaques
Uma história de amor que completa 59 anos em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Hoje, dia 15 de setembro, o Rei e a Rainha do Kerb de Dois Irmãos celebram 59 anos de matrimônio. Darcy e Lori Engelmann carregam um legado de companheirismo mútuo, de uma relação exemplar construída sobre os pilares mais resistentes de um casamento: o amor e o diálogo.
A cumplicidade do casal está em cada detalhe, desde a maneira de conversar, as brincadeiras, os sorrisos e os beijos. O sentimento se evidencia nos olhares sinceros que falam mais do que qualquer palavra e não deixam dúvidas de que, após 59 anos de casamento, o que os une é o amor que tem um pelo outro.
Ele tem 80 anos e ela 82. Se conheceram durante um baile em Morro Reuter. Darcy foi quem tomou a atitude. Conta que chamou Lori para dançar e, ela, prontamente aceitou. “Ela me segurou e não me soltou mais desde então”, disse brincando, sob o olhar de confirmação dela.
Darcy fala que desde o primeiro dia em que a viu não teve dúvidas: era ela o amor da sua vida. “Depois do baile, quando ela me convidou para vir lá eu vi que daria certo”.
Lori, apaixonada, olha para seu companheiro de vida e declara. “Eu gosto dele, tenho amor por ele. Eu sempre gostei dele e ainda gosto dele”.
O segredo do casamento de 59 anos
Questionados sobre o segredo para um casamento de 59 anos, Lori e Darcy são unânimes ao dizer que o diálogo entre o casal foi e continua sendo fundamental. “Musma zusammenn sprechen”, diz Darcy, o que significa “É preciso conversar”.
“Musma zusammenn sprechen”
Darcy afirma que problemas têm em todo lugar, em qualquer relação ou situação, mas que é preciso sentar, conversar e resolver. “Eu sempre disse que, se tivesse alguma coisa, que nunca deveríamos resolver na frente dos filhos ou de qualquer outra pessoa. De manhã, durante o chimarrão e quando estávamos sozinhos, se tivesse algo para ser dito a gente falava, sempre”.
Lori conta que as vezes dava uma e outra briga. Mas com o diálogo tudo sempre ficava bem de novo.
Um conselho para os casais
A exemplo da sua história, Darcy e Lori dão um conselho para os casais: “Não vão para a cama brigados. Façam as pazes e vão dormir, que no outro dia estará tudo bem”.
A maior alegria de todas: os filhos
O casal pontua que a maior alegria nestes quase 60 anos foi o nascimento dos dois filhos: Wilson, 57 anos, e Miguel, 55 anos. Tem também um neto, Vitor Guilherme, de 22 anos.
“É uma emoção que não dá para explicar. Quem tem filhos sabe”, conta Darcy, lembrando que o filho mais novo nasceu prematuro, com sete meses, o que foi um grande desafio na época quando ainda não havia uma medicina tão avançada à disposição. “Ele ficou aqui em casa, não tinha UTI. Colocávamos garrafas de água quente, enroladas em lençóis, ao lado dele”.
Casal trabalhou e conquistou tudo através da roça
Ambos cresceram em famílias de agricultores e seguiram no ofício ao longo das suas vidas; foi através do trabalho na lavoura que o casal batalhou e conquistou as suas coisas.
“Casamos num sábado e na segunda começamos na roça”, conta Darcy, lembrando que era época de plantio de feijão.
Durante um tempo moraram na casa dos pais de Darcy, depois, construíram a deles logo ao lado, onde permanecem morando até hoje, na Av. São Miguel. “Quando casamos, nos primeiros anos, plantamos amendoim e, em um ano, pagamos toda a nossa casa com o dinheiro da colheita”, lembra Darcy.
O casal seguiu trabalhando ativamente na roça mesmo depois de aposentados. “A gente fez muito schmier”, conta Lori. Diminuíram o ritmo há pouco mais de 10 anos, quando foram escolhidos para desempenhar o papel de Rei e Rainha do Kerb.
Mesmo assim, ainda hoje, Darcy cultiva a sua horta nos fundos de casa onde planta um pouco de tudo para o consumo próprio. “Eu planto e colho; ela cozinha. Cada um faz a sua parte. É por isso que sempre tem um cheiro bom quando chegamos na cozinha”, comenta Darcy, elogiando a esposa que tem uma mão cheia para preparar receitas especiais.
Ano passado, Darcy colheu 17 quilos de feijão e plantou 37 mudas de mandioca. Na horta, tem também frutas, legumes e verduras.
Avenida São Miguel
Darcy e Lori são testemunhas oculares do desenvolvimento da Av. São Miguel. “Era chão batido, tinha poucas casas no começo e conhecíamos todos os vinhos”, lembra Darcy. Conta que, certa feita, quando estavam colocando o calçamento um caminhão da Coca-Cola atolou. “Peguei minha junta de bois e ajudei a tirar ele de lá”.
12 anos como Rei e Rainha
No dia 4 de setembro o casal completou 12 anos como Rei e Rainha do Kerb de Dois Irmãos. “Para a gente é uma honra presentar a cidade. Somos de família alemã e o Kerb faz parte da nossa vida desde sempre”, ressalta Darcy.