Destaques
Campanha para Sala de Acolhimento na Delegacia de Nova Petrópolis é lançada
Nova Petrópolis – Foi lançado na manhã de ontem, 15, a campanha de criação da Sala de Acolhimento da Delegacia de Polícia, que será um espaço reservado para escuta e proteção de vítimas de violência doméstica. A campanha busca doações espontâneas da comunidade em uma conta aberta no Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) exclusiva para esse fim. O valor arrecadado será investido em mobiliário, mão de obra, entre outros.
O projeto de edificação foi realizado pelo arquiteto Fabio Spier com o objetivo de incentivar as denúncias de violência doméstica contra a mulher, contra crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. “O espaço que será implementando não lembra um ambiente de delegacia, para que a vítima não fique aguardando no mesmo local onde outras ocorrências são registradas e não fique perto do agressor”, disse Spier.
Violência na pandemia
Em meio à pandemia, o número de agressões aumentou visto que o convívio entre vítimas e agressores ficou maior. Qualquer ação que cause dano emocional, diminua a autoestima, prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões são consideradas violência. Além, é claro da violência física.
A Comissão da Sala de Acolhimento é formada pela ACINP, Prefeitura, Coordenadoria da Mulher, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, CONSEPRO, Sicredi e OAB de Nova Petrópolis.
Estiveram presentes a integrante da Diretoria da ACINP, Christine Hesse Gross, o Prefeito Jorge Darlei Wolf, o vice Martim Wissmann, o Deputado Estadual Elton Weber, o Presidente da Câmara, Daniel Michaelsen, as vereadoras Kátia Zummach e Lilian Perufo (PSDB), o vereador Tarcísio Brescovit (Patriota), além dos integrantes da comissão.
Mais conforto para as vítimas
A vereadora Kátia Zummach explicou que o espaço deverá ter um ambiente que façam com que as vítimas não se sintam em um ambiente de delegacia, mas sim um local onde poderão sentirem-se mais confortáveis para denunciarem a violência sofrida. “É um momento muito difícil entrar numa delegacia e denunciar. Todas as ações que são feitas em prol dessa causa dão visibilidade e encorajam as vítimas a denunciar o agressor, pois elas precisam saber que não estão sozinhas e que existe uma rede de apoio que sempre está à disposição para acolhê-las”, ressalta.
O vereador Daniel Michaelsen parabenizou a ação e agradeceu aos envolvidos. “Com certeza esse espaço fará a diferença para quem precisa de um acolhimento mais amoroso e atencioso em um momento tão difícil”, disse o presidente.
Doações
Para doar, basta transferir qualquer valor para conta da CONSEPRO, na Sicredi Pioneira: Agência 0101, número 15910-5, CNPJ 07.609.955/0001-90. A doação pode ser realizada até o dia 15 de novembro de 2021. Mais informações pelos telefones (54) 3281-1378 e (54) 3281-3833 com Dirleia ou Delegado Fábio Peres.