Conecte-se conosco

Panela de Pressão

Ivoti: romaria, maluquice, asfalto

01/10/2021 - 06h00min

Panela de Pressão

 

Raul Petry – [email protected]

 

ROMARIA

Tem uma verdadeira romaria de prefeitos indo a Brasília. Não está errado o que eles fazem. Se tu não joga o jogo, está fora do jogo. O que está errado é o jogo em si. Não existe os políticos sair de todos os cantos do país mendigar dinheiro com os políticos indo a Brasília. Tem coisas que só podem estar acontecendo no Brasil, um país de bosta, onde tudo é feito às avessas. Adivinha se um prefeito dos Estados Unidos vai a Washington mendigar dinheiro. Ou algum prefeito da Alemanha fazendo o mesmo, indo a Bonn buscar recursos. Na Alemanha os prefeitos são capazes de nem saber o nome da capital, muito menos onde é. Se você contar que os prefeitos daqui peregrinam pelos gabinetes das ditas autoridades ou deputados em Brasília, ninguém acredita. Eles devem pensar que loucura é essa de viajar para o capital do país para pedir dinheiro para construir uma ponte, calçar uma rua, arrumar dinheiro para um hospital, etc, etc, etc.

MALUQUICE

Se alguém parar para pensar vai chegar a esta conclusão. Eles saem daqui, pegam avião, viajam ida e volta 4 mil quilômetros, para levar um papel onde está escrito para que querem determinado dinheiro. Aí o burocrata lá recebe o papel e promete fazer todos os esforços possíveis para atender o pleito do prefeito ou vereador. A gente tem que rir para não chorar. Mas este é o jogo. O pior de tudo é que o dinheiro saiu daqui quando pagamos os impostos e vai quase todo para lá. Só 40% ficam no estado e no município. 60% vão para Brasília e fica lá. É um pouco deste dinheiro, que é dos municípios, que é nosso, que somos cidadãos daqui e trabalhamos muito, que os prefeitos tentam buscar de volta. A gente ri para não chorar. Pior que é tudo verdade, é um samba do crioulo doido, é um vai e vem pra cima e pra baixo, com o Brasil inteiro indo para Brasília pleitear dinheiro. Nós que elegemos os deputados, por acaso elegemos eles para fazer obras por aí? Claro que não. Eles estão lá para fazer boas leis, resolver nossos problemas, fazer o país funcionar para crescer e todo mundo ser feliz.

ASFALTO

Imaginem, a administração municipal asfaltou metade da cidade com o pouco de dinheiro que não vai para Brasília. Com 15% se faz muita coisa por aqui. Imaginem se ficasse 60% da arrecadação na cidade em vez de só 15%. Não teria uma única rua em Ivoti sem estar asfaltada e com asfalto novinho em folha. Os prefeitos têm que fazer malabarismos para administrar a cidade e tem que ver o dinheiro sair para Brasília e depois correr atrás para trazer um pouco de volta. É uma pouca vergonha. Isto, no entanto, nunca mais vai mudar. A índole do brasileiro infelizmente é na sua maioria muito ruim, é cada um por si e Deus por todos. Os que são bons são poucos e não conseguem mudar para melhor. Desde 1.500 somos o que somos e não vai ser agora que as coisas mudarão.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.