Conecte-se conosco

Colunistas

A saúde é a principal preocupação do decreto de Ivete

30/05/2018 - 11h00min

Tem um velho ditado popular que cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Pois a prefeita Ivete Grade assinou no início da semana um decreto (calamidade pública), por causa do desabastecimento gerado pela paralisação dos caminhoneiros. O decreto reconhece as dificuldades enfrentadas pela falta de combustíveis, o que pode levar à falta de alimentos, medicamentos, químicos para tratamento de água, etc.

POSTOS FECHADOS

O decreto prevê o fechamento dos postos de saúde, ficando aberto somente o posto do Centro e o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) para fazer os atendimentos de urgência e emergência.

SOMENTE 10 DIAS

O secretário de Saúde, Mauri Martinelli, comentou no início da semana que o setor está preparado com óleo diesel, medicamentos e soro para um período de 10 dias. Diante da impossibilidade de chegar ao trabalho, os funcionários dos postos, enfermeiros e médicos vão atender no Centro e no hospital.

SEM AULAS

Outra questão importante é a Educação. As aulas estão suspensas até tudo normalizar. É avaliada a dificuldade dos professores que moram em outros municípios se deslocarem a Estância Velha.

O QUE NÃO PARA

Não estão parados os serviços de transporte de urgência e emergência da Saúde. Também não serão paralisados o recolhimento de lixo, a GM, Bombeiros e Defesa Civil, a fim de atender emergências e iminente perigo à vida ou à saúde dos cidadãos.

COMEÇA A SER POLÍTICO?

É lamentável que um movimento que surgiu da mente de trabalhadores que sofrem com os frequentes aumentos de combustível, acabe por receber infiltrados políticos interessados em criar confusão. Além do governo, que faz com que tenhamos uma das gasolinas mais caras do mundo, a quem interessa esse momento? Todos estão sofrendo com a falta de combustível.

TAXA DE CONCURSO

Quem se inscreveu no concurso público para as vagas de agente comunitário de saúde e agente de combate à endemias tem até quinta-feira, 31, para solicitar a devolução de valores da taxa de inscrição. A devolução dos valores será feita pelo cancelamento destes cargos do concurso, após o lançamento do edital. O total de 72 candidatos ainda não fez a solicitação da devolução e deve entrar no site www.fundatec.org.br e fazer o pedido.

GERAÇÃO DE RENDA

O curso de geração de renda que começou na última quinta-feira, 24, é uma boa opção para geração de renda e valorização pessoal. O curso ocorre na Subsecretaria de Desenvolvimento Social do bairro Lago Azul. A primeira oficina teve o tema Patch Aplique. Serão cerca de sete encontros, cada um com uma temática diferente. É um aprendizado gratuito e aberto à comunidade. O objetivo das oficinas é auxiliar os ganhos das mulheres por meio desse trabalho, e também aumentar a sua autoestima, o que pode afastar algumas pessoas da depressão.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.