Conecte-se conosco

Notícias

Amigas se reuniam para tomar um chá e fazer atividades manuais

03/10/2021 - 16h39min

Atualizada em 22/10/2021 - 16h42min

Criada em 1º de setembro de 2016, a Associação dos Voluntários do Hospital São José é uma instituição sem fins lucrativos, com sede à Av. São Miguel, nº 67, Centro, devidamente registrada, com Título de Utilidade Pública Municipal, Certificado de Entidade Social, emitida pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul, e participante do Nota Fiscal Gaúcha.

A Associação começou com a iniciativa de um grupo de amigas que se reuniam uma vez na semana para tomar um chá e fazer atividades manuais, como crochê, bordados, pinturas em pano de prato, fuxicos, entre outras. O encontro acontecia na garagem do Monsenhor Izidoro Bruxel e terminava sempre com uma missa celebrada por ele. Os produtos confeccionados eram doados para os lares de idosos, onde se levava amor, presentes de Páscoa, Natal e música, através do coral, orientado pela Aline Reusch.

A corrente do bem foi contagiando a todos, envolvendo a comunidade e, por sugestão do Monsenhor, que acreditava muito na capacidade de ampliar esse movimento, se procurou a diretoria do Hospital São José para oferecer um trabalho voluntário. A ideia inicial era somente fazer pequenos consertos na roupa de cama e jalecos, mas a experiência da líder do grupo, Neusa Meurer Hansen, quando sua mãe, Dona Ilga, esteve hospitalizada, trouxe uma nova missão, visando a importância do bem-estar do paciente e do acompanhante.

Em conversa com o então secretário de Saúde, Jerri Meneguetti, uma parceria com o Poder Público foi firmada e a autorização para a reforma do primeiro quarto aconteceu, com camas novas, splits, frigobar, cobertores e roupas de cama, cortinas automatizadas, poltronas confortáveis, maca hidráulica, atendendo as famílias que precisam de internação.

Durante as obras do quarto, foi construída uma Capela, para dar conforto espiritual aos parentes dos pacientes. Por iniciativa da Associação, foram totalmente reformados 2 quartos particulares, 2 quartos do SUS, com capacidade de 6 leitos cada – feminino e masculino. Depois foi feita a Pediatria, com berço aquecido, incubadora e reformado o Posto 2.

Da garagem do Monsenhor Izidoro para uma pequena sala no Hospital São José até a sede, gentilmente ofertada pela Indústria de Calçados Wirth e o terreno na Av. São Miguel, doação do empresário Ricardo Wirth, onde está o Container, espaço utilizado para eventos como o Kerb e o Natal dos Anjos, lá se foram 5 anos de muito trabalho e dedicação à comunidade.

Ao longo de 5 anos, a Associação realizou diversos eventos, como chás, bingos, galetos, brechós, bailes, cavalgadas, sempre com o objetivo de angariar fundos pra investir na compra de materiais e equipamentos para o Hospital São José. Com a chegada da pandemia, vieram outras necessidades.

Inicialmente, a Associação adquiriu EPIs para a proteção dos funcionários e corpo médico do Hospital. Pensando nas famílias que perderam seus empregos, o empresário Miguel Engelmann realizou uma ação para arrecadar alimentos e doou para a Associação. Com isso, foi criado um Banco de Alimentos, repassando cestas básicas a 3.200 famílias durante um ano. Essa importante ação continua até hoje, mas com um número menor de famílias atendidas.

A confiança, a credibilidade e a parceria da comunidade, dos empresários, dos artistas locais e da mídia são a maior conquista da Associação. “Todos sempre foram muito sensíveis às causas por nós abraçadas”, coloca Neusa. Como ela sempre diz: “para ajudar o próximo é necessário se colocar no lugar dele. Isso se chama empatia. Por isso, todas as ações foram realizadas com muita responsabilidade e dedicação”.

A próxima ação seria a reforma total da cozinha do Hospital, mas como não tiveram mais eventos por causa da pandemia, foi definido, em conversa com o prefeito Jerri, que será comprado um aparelho portátil de RX ou tomógrafo.

Natural de Dois Irmãos, Neusa Meurer Hansen, 63 anos, é presidente da a Associação dos Voluntários do Hospital São José desde a sua fundação. Casada há 35 anos com José Reinaldo Hansen, é mãe do Moisés e da Monique, e vó de João Gabriel. “Uma bênção de Deus em minha vida, que amo muito e quero deixar todo esse trabalho como exemplo”.

Neusa se sente muito responsável e totalmente dedicada a esse grupo. “Se pudesse faria muito mais pela cidade, pois tenho um grande amor pelo voluntariado social”. Ela ainda menciona o ditado “Uma andorinha só não faz verão” e diz que “somos muitos, fortalecidos pelo laço da solidariedade e do amor ao próximo”.

Integrantes da Associação

Neusa Meurer Hansen, Maria Angélica Kuntzler Mallmann , Liane Backes Lauxen, Eliana Maria Wolf, Catarina Siedekum Froehlich, Maria Sidonia Deimling Zimmer, Neusa Maria Führ Hansen, Ieda Regina Henrich Scholl, Carmen Lúcia Vier Stoffel, Lúcia Deimling Schneider, Marlene Schneider, Therezinha Petry, Lúcia Cilene Vier Seger, Édna Teresinha Kaiser, Adélia Zilles, Airtes Maria Hahn Boll , Solange Grun, Claudia Kroetz, Franciele P. Lucca Seger, Saleti Maria Griebeler, Ieda Wendling Henrich, Maria Lucia B. Hennemann, Maria Helena Rodrigues Félix da Trindade, Leocádia Weber, Teresinha Érica Kunz, Gertrudes Giehl Knorst, Jacinta Lottermann, Isoldi Birk, Lourdes Hennemann, Lia Laux Schneider, Matilda da Silva, Therezinha Zita Weschenfelder, João Becker, Wilson Vieira, Círio Forneck, Dra Simone Kaefer e Giovani André Eich.

03

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.