Conecte-se conosco

Destaques

Há mais de 20 anos Pedrinho está à frente do Sindicato Rural de Dois Irmãos

03/12/2021 - 16h57min

Pedrinho pretende trabalhar a sucessão com os jovens (Foto: Carla Fogaça)

Dois Irmãos- Em 1998, o presidente recém-reeleito do Sindicato Rural, Pedro Joãozinho Becker, foi convidado para participar do Sindicato e entrou assumindo os dois últimos anos de mandato como secretário. Em 2020, ele se candidatou a presidência e desde ali continuou atuando na diretoria como presidente.

Pedrinho, como é conhecido, nasceu em Dois Irmãos, um ano antes da emancipação da cidade. “Quando eu nasci o município pertencia a São Leopoldo”, conta. Morador do bairro Becker, na Estrada Campo Bom, diz que nasceu na agricultura. “Meus pais plantavam diversas coisas e eu me criei no meio da agricultura, nunca sai deste chão”, ressalta.

Até hoje os pais dele moram no mesmo lugar e criam galinhas. “Meu pai está com 89 anos e minha mãe 83. A família vive agricultura, eu costumo dizer que nasci Agricultor, pois desde pequeno estava junto e aprendi a gostar do ramo”,

Realidade de mundo

No sindicato, Pedrinho diz ter conhecido uma realidade de mundo, o conhecimento de gerenciamento que aplicou em casa. “Tive a oportunidade de ter contato com outras realidades, de trabalhar pelos benefícios dos agricultores”, explica.

Pensando na sequência

Segundo Pedrinho, a maior preocupação do setor é dar sequência nas atividades agrícolas de cada família. “Hoje os jovens estão indo para outras atividades sociais e poucos optam por continuar e dar sucessão ao trabalho dos pais”, salienta.

Ainda de acordo com o presidente, a regional perdeu 50% dos associados, muito por não ter sucessão e outra devido à pouca valorização. Em Dois Irmãos e Morro Reuter tem 750 associados e em 2000 eram 1.050. “Essa decadência é uma questão geral de Estado”, explica.

O Sindicato Rural, em parceria com a Emater, Prefeituras e o Senar, planeja, para o próximo ano, realizar ações para trabalhar a motivação dos jovens. “Queremos trazer os jovens, inclusive para a agroindústria, e auxiliar os aposentados em como envelhecer com saúde”.

Eventos e programas

De acordo com Pedrinho, os planos do sindicato é retomar, em 2022, os eventos e realizar programas para incentivar os jovens. O calendário de eventos está sendo criado e em fevereiro já está marcado o Seminário da Agricultura. “Precisamos retornar com as atividades. Em abril queremos fazer o Encontro Nacional das Mulheres e em julho a Festa do Colono”, conta.

Desafios do setor

Para Pedrinho, Dois Irmãos está se tornando, cada vez mais, urbanizada. “Muitos loteamentos estão sendo utilizados para construção de casas e prédios”, diz. Isso para ele, é mais um desafio que o setor agrícola enfrenta, pois com este crescimento urbano e a falta de continuidade nos serviços de agricultura pode geral uma decadência no futuro. “Por isso, precisamos cuidar e incentivar os jovens para que continue e tenha uma secessão nos negócios da família”, reforça.

Loja do Sindicato Rural

A loja do Sindicato Rural começou timidamente as atividades em 1983 e, hoje, conta com mais de 14 mil produtos diferentes. Pedrinho explica que o estabelecimento é mais uma maneira de valorizar a agricultura e conseguir atender a população com preços diferenciados. Além disso, o local gera empregos, atualmente são 16 funcionários, nem todos ligados com a agricultura, e três diretores.

Posse da diretoria

A diretoria, escolhida dia 12 de novembro, tomará posse no dia 30, às 14h, no Santa Cecília. Além do Pedrinho como presidente, será empossada a vice, Vera Zimmer, a secretária Laura Helena Arnold e o tesoureiro Alfredo Lenhen.

Por Carla Fogaça

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.