Conecte-se conosco

Destaques

Ivoti enfrenta vários transtornos e estragos causados pelo temporal

18/01/2022 - 10h57min

Atualizada em 18/01/2022 - 11h06min

Ivoti – O forte temporal do domingo, dia 16, ocasionou estragos em toda a região. Em Ivoti isso não foi diferente. Vários foram os registros de transtornos, queda de árvores e postes, fios caídos, destelhamento de casa e locais públicos como o caso da Pista de Bicicross, no bairro Morada do Sol. A prefeitura destacou que os bombeiros do município tiveram 15 chamados, além das ocorrências atendidas pela administração municipal.

Ainda nesta terça-feira, diversos pontos do município permanecem sem energia elétrica. Em muitos dos casos, há relatos de moradores que perderam grandes quantidades de alimentos que acabaram estragando, sem contar os demais transtornos causados pela falta de luz.

Defesa Civil

O que a Prefeitura acompanhou, principalmente, por meio da Defesa Civil, foram duas quedas de árvores em locais públicos: na Praça Concórdia e nas proximidades da EMEF Jardim Panorâmico. A área das ocorrências foi isolada e é aguardado o trabalho da concessionária de energia elétrica.

Já estão na rua retirando. A do Jardim Panorâmico já foi. Também estão recolhendo outros galhos e pedaços de árvores que caíram em ruas

“Parecia um filme de terror”, diz moradora.

Na rua Albino Kern postes caíram e danificaram uma entrada de luz

A situação da rua Albino Kern, onde se localiza a empresa Dass, exigiu a atenção de motoristas e pedestres, pois no local a queda de poste quebrou uma entrada de luz de uma residência, com isso os fios ficaram caídos no meio da rua expostos e desempacados.

Moradores pediram apoio para isolamento e imediata solução do problema, pois o local estava perigoso, com fios energizados. Conforme relato de morador, os bombeiros foram isolar o local somente às 22h30, após terem sido feitas postagens nas redes sociais, apesar de terem sido chamados por telefone.

Na noite de domingo, dois motociclistas quase se enforcaram nos fios passando pela rua. “Como estava sem luz não conseguiram visualizar, e por sorte não estavam energizados os fios. Mas agora com a volta da energia elétrica está muito perigoso. Na madrugada chegou a pegar fogo, mas os bombeiros não vieram atender. Os postes queimando e ameaçando cair nas casas. Nós colocamos um saco no local na tentativa de sinalizar após o ocorrido com os motociclistas. Parecia um filme de terror”, afirma uma moradora.

Após a publicação do Diário, a RGE enviou um profissional para aguardar no local até que a equipe técnica fosse solucionar o fato na segunda-feira, 17. Um dos moradores destaca que somente ele tem 10 protocolos solicitando ao menos a retirada dos fios do local.

Nesta terça-feira, o local permanece sem energia elétrica e com postes que podem cair, inclusive, sobre residências. Em virtude do problema, moradores ameaçam que, se a RGE não solucionar a situação, os postos serão cortados com motosserras para evitar que caiam e danifiquem as casas.

Telhas da pista de bicicross afetaram casa

Uma residência da rua das Laranjeiras, nº 61, foi prejudicada pelo destalhamento do prédio localizado na pista de bicicross, sofrendo diversos danos. A parede que faz divisa com o espaço esportivo teve algumas partes quebradas, uma algerosa foi arrancada e algumas telhas foram quebradas.

Na manhã de segunda-feira, a Prefeitura visitou o local e realizou as manutenções na residência. Os proprietários relataram que esta foi a segunda vez que tiveram a casa atingida pelo destelhamento do prédio e, por isso, não querem que a Administração Municipal volte a colocar telhas no espaço.

Questionada pela reportagem do Diário a respeito do impasse e a remoção dos materiais danificados pelo temporal, a Prefeitura respondeu em nota. “Será feito um estudo para ver a melhor opção antes de repor as telhas. Sobre a remoção das telhas pelo pátio, precisamos respeitar os serviços mais urgentes que as obras estão realizando, em função dos danos do temporal, além da colaboração do tempo para concluir a remoção.

Defesa Civil emite alerta sobre risco de novos temporais:

Com o aviso da Defesa Civil sobre o risco de novos temporais, a Prefeitura de Ivoti disponibiliza telefones úteis em caso de emergência.

Podem ser acionados:

  • Corpo de Bombeiros: ligue 193
  • Defesa Civil: 3563-7594 (atendimento de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 – 13h às 17h30)

O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Secretaria de Obras estão trabalhando intensamente para atender a comunidade de forma segura e eficiente.

Alerta:

Áreas de instabilidade com chuvas de intensidade moderada a forte e descargas elétricas começam a atuar na Serra gaúcha e região dos Vales. Há risco de temporais isolados, com chuva forte, rajadas de vento e eventual queda de granizo nessas áreas nas próximas horas. A tendência é que as instabilidades sigam atuando e se deslocando com direção sudeste. Na região Sul, Campanha e áreas do centro do estado as chuvas atuam com menor intensidade, porém com descargas elétricas e pancadas de chuva pontualmente forte. Nas próximas horas essas instabilidades continuarão atuando e se deslocando com direção nordeste.

Falta de energia elétrica:

Em caso de falta de energia elétrica, a RGE divulga os canais para informar a interrupção no fornecimento: WhatsApp: (51) 99955-0002; APP CPFL Energia (navegação gratuita); rge-rs.com.br; SMS: envie “Seu Código” para 27350.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.