Estado - País - Mundo
Motorista é flagrado em blitz conduzindo moto com mais de R$ 18 mil em multas
Ele ainda responderá por não ter habilitação, trafegar na contramão, direção perigosa e falta de licenciamento.
Porto Alegre – Agentes de segurança e de trânsito flagraram uma motocicleta com 73 multas pendentes, que somam um valor total de R$ 18,2 mil, durante uma blitz da Operação Duas Rodas em Porto Alegre, no dia 21 de janeiro. Além das infrações anteriores, ele estava trafegando sem carteira de habilitação.
O motociclista, que não teve sua identidade divulgada, ainda tentou fugir ao perceber que seria abordado, mas foi capturado. Ele ainda responderá por outros três artigos do Código Brasileiro de Trânsito, além da falta de habilitação: transitar na contramão, direção perigosa e falta de licenciamento. Ainda segundo os agentes, a moto já foi usada em um roubo em 2018.
O modelo é Titan, fabricada em 2004, com placa de Porto Alegre. De acordo com o secretário adjunto de Segurança de Porto Alegre, Luís Zottis, os valores elevados das multas impedem a transferência do veículo, que acaba sendo comercializado no mercado informal.
“A ação integrada é de suma importância para transmitir à população maior sensação de segurança. Visamos, com esse tipo abordagem, a prevenção da criminalidade. Esta motocicleta, por exemplo, que estava rodando com um valor elevado em multas, deixará de circular pela cidade até que os valores sejam quitados e a documentação regularizada”, diz.
A blitz, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSEG), contou com participação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Guarda Municipal, do 11º Batalhão da Polícia Militar e da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O foco desse tipo de ação é a fiscalização de motocicletas roubadas ou furtadas, tráfico de drogas, transporte ilegal de armas de fogo e infrações administrativas.
Durante a operação, 69 motociclistas foram abordados e 11 foram autuados. Cinco motos foram apreendidas e quatro Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo recolhidos. Ao todo, três condutores foram flagrados trafegando sem CNH.
Fonte: G1