Conecte-se conosco

Destaques

Escola de Nova Petrópolis recebe projeto do Sesi para tempo integral

15/02/2022 - 14h57min

Professores durante o treinamento pedagógico (Créd.: Ana Paula Backes)

Nova PetrópolisA Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke (AGG), do Vale Verde, recebe em 2022 um projeto piloto do Sesi RS (Serviço Social da Indústria) para educação em tempo integral. Professores que atuam nas turmas de 1º ao 5º ano receberam treinamento para o início das atividades. “Estamos iniciando a implantação na AGG e a ideia é, com o tempo, expandir para todas as escolas do município”, destaca a pedagoga Cristiane Kieling.

O primeiro passo aconteceu no dia 7, quando os professores se reuniram no Espaço Mais Cultura “Professor Renato Urbano Seibt” para a capacitação. A secretária de Educação, Gislaine Leal, recebeu-os desejando um bom retorno às atividades e colocando-se à disposição para as necessidades.

Treinamento

As analistas de gestão e formação educacional do Sesi-RS, Joice Ramos e Patrícia Gonçalves, realizaram o treinamento para desenvolver uma nova perspectiva de trabalho dentro da escola, planejando as aulas e pensando a escola como unidade. Com isso, os alunos passarão a ficar o dia todo na escola, com aulas e oficinas intercaladas.

No dia 9 de fevereiro, os professores fizeram o planejamento inicial das aulas, dentro dos moldes da escola de tempo integral, com o apoio das analistas do Sesi-RS. E no dia 10, o grupo realizou uma visita técnica ao Sesi São Leopoldo para conhecer, na prática, o funcionamento de uma escola de tempo integral.

Alfabetização

Professores da pré-escola ao 3º ano das escolas municipais participaram de um treinamento online no dia 8 para melhorias no processo de alfabetização. O encontro foi promovido pelo Laboratório de Alfabetização Lápis da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com a temática “Alfabetização: Conversas sobre um ofício artesanal”, e foi ministrado pela professora Dra. Patrícia Camini.

A proposta foi desenvolver um grupo de estudos contínuo e que busque formas de melhorar a qualidade do ensino básico dos alunos em fase de alfabetização. A necessidade porque crianças tiveram seu aprendizado afetado por estarem afastadas da escola durante a pandemia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.