Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Pesquisas mostram um cenário eleitoral perigoso no RS e no Brasil; como ninguém empolga, podem aparecer picaretas e vencerem

19/06/2018 - 11h00min

Estou preocupado com as eleições deste ano. E olha que para cargos do Executivo nem faço muita questão de votar há anos. Mas me preocupa o cenário eleitoral, por um simples motivo: pelo que mostram as pesquisas, tem tudo para piorar, tanto para governador, como para presidente. Veja se concorda:
– Primeiro: a avaliação do Governo Temer é tão ou mais ruim que a da Dilma. Aqui no Estado, conforme a Paraná Pesquisas, 84% acha o governo Temer ruim ou péssimo. Isso quer dizer que o povo quer mudanças, mas…
– Mas as pesquisas mostram que nenhum candidato empolga, nenhum passa dos 20% e poucos. Tirando Lula que está preso, não vai poder concorrer, mas ainda aparece com cerca de 30%, dos que realmente vão disputar o pleito, qual deles empolga o povo? Tem uns 15 pré-candidatos e apenas dois estão na casa dos 20%, o resto não tem nem 10%.
– Isso quer dizer que o povo quer mudança (pois a avaliação do Temer é baixa), mas não encontrou “O Nome”, ainda! Isso é um cenário bem diferente de eleições anteriores, quando, nesta época, já tínhamos dois candidatos com mais de 30%.
– E isso é muito perigoso, pois abre espaço para aparecer um “Caçador de Marajás”, (lembram?) ou algum outro enganador para levar o povo na lábia na última hora!

A FADIGA DO JAIMINHO

– Segundo: aqui no Estado, as pesquisas mostram Sartori na frente, sendo o primeiro governador reeleito da história. Entretanto, as mesmas pesquisas mostram que bem mais da metade dos gaúchos não quer o gringo. A rejeição dele é quase o dobro do que os votos dele!
– E isso quer dizer que a gauchada pode reeleger um governador que é aprovado (e vai ser apoiado) apenas por 1/3 dos gaúchos. Se o Governo do Gringo é ruim, por que nenhum dos outros pré-candidatos empolga ou está na frente da pesquisa?
– E isso também abre espaço para aparecer um salvador da Pátria de última hora, que possa ser até alguém como o Jaiminho do programa Chaves, que vai despertar a simpatia do povo, mas nada fará quando eleito, pois quer “evitar a fadiga”.

NÃO QUER CALAR

Lembram que há alguns dias comentamos que, desde a greve dos caminhoneiros, há menos filas e menos carros nas ruas? Pois é, no sábado pela manhã tinha pouca gente no Centro, nem tinha trânsito lento nas ruas centrais; o que será que houve?

RÁPIDAS

– Dudu Gaiteiro tocou sua gaita com Michel Teló no Programa da Sabrina, na Record.
– Parabéns ao pessoal da Confeitaria Geni, que está completando 32 anos.
– Parabéns ao Travessão e à Escola Albano Hansen que comemorou 32 anos.
– A mensagem positiva do dia, de Renato Russo: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há (o amanhã)”. Se o mundo acabasse hoje, o que você faria? A sua resposta, acredite, mostra a única coisa que realmente é importante para você! E você já sabe qual?

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.