Conecte-se conosco

Geral

Festa do Café, Cuca e Linguiça celebra a gastronomia alemã em Picada Café

06/08/2018 - 15h07min

Atualizada em 06/08/2018 - 15h18min

Picada Café – Sorriso no rosto, cansados, mas alegres. Esse era o semblante dos cerca de 30 expositores da Festa do Café, Cuca e Linguiça no final da tarde deste domingo, dia 5. Cansados sim, mas já na correria para se preparar para o segundo final de semana do evento, sábado e domingo, dias 11 e 12. É hora de preparar estoque, rever algumas novidades e esperar mais dois dias da festa que celebra a gastronomia alemã. A expositora Alessandra Dieter era uma das que comemoraram as vendas de cucas, roscas e pães no primeiro final de semana. “O público está excelente. Dá trabalho, mas é gratificante”, disse. Quem também estava na correria é o expositor Josoé Holz. Ele e a família mantiveram dois estandes na festa e comemoraram as vendas. “Estamos repondo a cada instante. Dá correria, está muito bom”, falou. A alegria não era apenas dos expositores. O público aproveitou a festa e levou produtos para casa. A aposentada Lorena Matis, 58, veio de Bento Gonçalves prestigiar a festa. “Venho todos os anos. Além da alegria da música ainda tem o bom atendimento e estas cucas saborosas”, descreveu. Dona Lorena levou cucas de framboesa, doce de leite e até de linguiça. “Ainda não experimente essa de linguiça. Mas acho que está uma delícia”, comentou.

AUTORIDADES

Diversas autoridades prestigiaram a abertura do evento na manhã de sábado. Além do prefeito Daniel Rückert, vice Luciano Klein, estiveram ainda vereadores, prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel; de Linha Nova, Henrique Petry; de São José do Hortêncio, Egídio Grohmann, dentre outros. Daniel falou da expectativa com a realização da Feira do Comércio, uma novidade da festa de 2018. “É uma aposta e temos certeza que será mais um setor da economia que dará uma boa alavancada nos negócios. Só temos a agradecer a quem acreditou e está participando do evento”, frisou.

GASTRONOMIA E CULTURA

Mas a Festa do Café, Cuca e Linguiça não é apenas de comida alemã. Há muita cultura no palco principal do evento e bandas. A dança alemã, tanto difundida na região, levou para a festa o trabalho nas escolas. E foi a Escola Santa Joana Francisca que abrilhantou a abertura do evento. Crianças de seis a nove anos contam com aula de danças alemãs. Grupos das cidades de Presidente Lucena, Dois Irmãos, Santa Maria do Herval e outras cidades também se apresentaram, mostrando que a cultura é difundida na região. A festa segue no próximo final de semana, dias 11 e 12. A programação será divulgada durante a semana.

Um evento de oportunidades

A Festa do Café, Cuca e Linguiça se tornou mais que um evento de negócios, mas também de oportunidades. Os seis agricultores que comercializam produtos na feira do Parque Jorge Kuhn eram só alegria no final de semana. Organizados em grupo eles se revezam na venda de produtos da agricultura familiar. Se uns fazem negócios e agregam renda à propriedade, outros levam frutas e verduras diretos do campo. É o que fez o metalúrgico Benício Cordeiro, 39 anos, de Esteio. “Os produtos estão fresquinhos e preço bom. Estou aproveitando”, disse.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.