Colunistas
Duas boas notícias para Ivoti
Sou esperançosa. Daquelas que acredita em um presente e futuro melhor. Por conta disso, vou contar aqui notícias boas envolvendo nosso município. Vou começar por iniciativas da Prefeitura de Ivoti: o projeto de pavimentação comunitária será retomado. São 18 pontos em sete bairros de Ivoti que vão receber a melhoria. A Prefeitura de Ivoti vai entrar com a mão de obra e os moradores com o material. A adesão tem que ser 100%, ou seja, só será feita a pavimentação comunitária se todos os ivotienses daquela rua assim desejarem.
DIFERENCIAL
O projeto não é novidade, mas tem esse diferencial: a rua só será pavimentada se todos os moradores concordarem com a iniciativa. A atual administração quer evitar problemas futuros com os que não quiserem pavimentar. Os investimentos da Prefeitura de Ivoti vão girar em torno de R$ 275 mil nesse projeto, já que a contrapartida contempla a mão de obra. No dia 28 de agosto, às 19h, na CDL, o projeto de pavimentação comunitária será apresentado aos moradores das 18 ruas. Neste dia, eles saberão como será feito toda a ação.
EXPECTATIVA
O prefeito Martin e o secretário de Obras, o vice Beto, estão com uma boa expectativa para esta iniciativa. Eles já conversaram com alguns moradores sobre a pavimentação e grande parte é favorável. Martin, que recebe os ivotienses nas quartas-feiras, já tirou um termômetro de como a iniciativa seria vista pela comunidade. Beto, secretário de Obras que está nas ruas, fez o mesmo teste. Por fim, prefeito e vice garantiram que a iniciativa não deve parar por aqui: em meados de setembro ou outubro, uma nova etapa de pavimentação será lançada pela Prefeitura.
ORGÂNICOS NA MERENDA
Os ivotienses buscam por uma vida mais saudável, em todos os sentidos. Da alimentação ao sucesso profissional, todos queremos o melhor. E, para comer bem, um alimento orgânico é uma boa pedida. Para incentivar a presença no dia a dia dos estudantes ivotienses, a vereadora Rafaella Lima e o advogado Cristiano Weber apresentaram um projeto de lei (já em vigor) que virou referência: as escolas deverão ter alimentos orgânicos na merenda escolar. Em 2018, o mínimo é 5% e assim por diante. O advogado Cristiano já esteve na Câmara de Vereadores de Rio Grande e em São Sebastião do Caí para falar do projeto. As lideranças dos dois municípios viram que Ivoti é exemplo no assunto e também desejam incentivar os seus moradores a ter uma alimentação mais saudável.
SELO ORGÂNICO
Se os orgânicos na merenda escolar já são uma boa iniciativa, que dirá um selo próprio para garantir a qualidade desses alimentos. E Ivoti terá esse selo. O responsável pela Emater, Rodrigo Sasso, está trabalhando nisso: uma Organização de Controle Social para Ivoti. Os nossos agricultores buscam sempre repassar o melhor aos consumidores e incentivar esta prática é de suma importância. Ganham os produtores, os consumidores e todo o município. Ao Diário, o produtor José Alfredo Arnhold, que comercializa diversos alimentos, disse que deseja que sua produção seja totalmente orgânica e está trabalhando para isso.
VISÃO
De pavimentação à alimentação. A perspectiva é positiva em ambos os setores. O Poder Público tem o dever de melhorar a vida da população. E os moradores também estão lutando por isso. Ivoti tem muito mais coisas boas do que ruins, basta ver o outro lado da moeda. Ah, as boas novidades não param por aqui. Mas isso é assunto para mais adiante. Não dá pra revelar tudo de uma só vez. Precisamos apreciar as coisas boas com calma. Positividade, meu povo.