Coluna Estância Velha
A insegurança que nos faz recuar
Em sua fala na tribuna de terça-feira, o vereador Saci falou sobre o incidente onde foi rendido por assaltantes em sua chácara. Acompanhando sua fala outros parlamentares falaram sobre a situação da segurança na cidade e relataram situações vividas por eles. É engraçado – ou trágico, na verdade – como situações vividas pelo Saci, sempre geram relatos de outras pessoas que passaram pela mesma situação ou parecidas. Sempre tem alguém que foi assaltado, se viu abordado, ameaçado, ou até mesmo agredido. Sempre há pessoas que andam com medo, fechadas em suas casas, longe de querer sair à noite e com receio de qualquer pessoa suspeita que possa aparecer. Parafraseando o vereador Carlos Bonne: “somos nós que estamos presos”. A insegurança toma conta da cidade, da região e continuamos somente aceitando. Não é assim que devemos agir. Está na hora de tomar uma atitude antes que nosso direito de ir e vir seja, de fato, comprometido.
DEMISSÕES
Mais duas profissionais da saúde estanciense foram demitidas, com elas são três em menos de uma semana. Segundo o secretário Mauri, não há falta de médicos, todos os profissionais foram substituídos e os postos seguem assistidos. Mas entramos aqui em uma discussão maior do que apenas médicas demitidas, ou substituições de profissionais. Não é de hoje que o setor vem sendo alvo de críticas, foram muitas e pelos mais variados motivos nos últimos meses. Sabemos que existe uma quantidade exorbitante de demandas a serem atendidas pela pasta e que nada se resolve da noite para o dia, porém – e sempre tem um porém – precisamos ter atenção a essas demandas para que todas sejam resolvidas rapidamente. A população não espera, muito menos quer justificativas e desculpas, tampouco se importa com qualquer problema que impeça isso ou aquilo de acontecer, a população quer é soluções e não liga para discussões de quaisquer que sejam os fins. Então, não adianta muito essa discussão toda se os problemas não forem resolvidos.
MOTO SHOW
O vereador Diego Francisco expôs uma situação que incomoda, principalmente tão perto de um evento como o Estância Moto Show. Banheiros abandonados na praça. Pois bem, são centenas – talvez milhares – de pessoas sendo esperadas para o evento deste final de semana e não ter um local para que esse público utilize durante as atividades é um tanto preocupante. Porém, não é só de eventos que vive uma cidade e precisamos olhar para trás e também para frente. Essa falta de banheiros bem cuidados como o parlamentar expôs não é algo apenas para o evento deste final de semana. Não é só por conta do Moto Show que os ambientes públicos da cidade precisam ser cuidados, há quem utilize diariamente esses espaços. Além disso, o público que visita o Moto Show é de fora também e, apesar de ser necessário acolher os turistas, não podemos esquecer de quem vive aqui, contribui aqui, paga os impostos e, principalmente, é filho de Estância Velha.