Conecte-se conosco

Colunistas

Ontem se reuniu o Conselho de Urbanismo, órgão colegiado que define a política urbanística preliminarmente

31/08/2018 - 11h00min

Quem define mesmo são os 9 vereadores. Espera-se que tenham bastante juízo a partir de agora, o que não tiveram em 2013, quando aprovaram uma reforma do Plano Diretor provavelmente sem ler e onde constam verdadeiras pérolas do contrassenso. Por exemplo, se for implementado um novo loteamento na cidade, é obrigado ter uma escola a no mínimo 1km do loteamento. Um monstrengo desses só pode ter saído de mentes insanas, verdadeiros mentecaptos. Em vez de desamarrar a vida das pessoas e empresas, até o ano passado só se pensou em burocratizar a coisa ainda mais. O Brasil é um atraso de vida em termos de liberdade de empreender, ocupa uma das últimas colocações do planeta. Já estou achando que em Ivoti ainda somos piores do que na média do resto do Brasil.

RESULTADO

Resultado: fuga de capitais, falta de emprego, cidade dormitório, massas de trabalhadores trabalhando e gerando riquezas nos municípios vizinhos, eterna dor de cabaça da população.

PROPOSTA

Lanço aqui uma ideia para que as coisas melhorem o quanto antes. Por que o município não forma uma comissão nomeada exclusivamente para estudar e propor mudanças em toda a legislação municipal? Uma comissão paga para fazer isso e com prazo determinado para concluir o estudo. Mas uma comissão de pessoas alinhadas com o moderno, com a desburocratização, com a liberdade de empreender e que possa contar com a devida agilidade nos processos administrativos. Quando alguém pede uma ADM, por exemplo, por que 30 dias para fornecê-la? Por que não uma semana? Este é o caminho mais curto para fazer a mudança que Ivoti precisa. Só falta escolhermos o caminho mais longo como estou desconfiado que está acontecendo.

GESSO

Imaginem uma pessoa com uma perna ou braço engessado. A vida dela não será normal enquanto não tirar o gesso. Assim está o município de Ivoti com relação a sua legislação. Não dá para perder um ano e pouca coisa progredir.

SERTÃO

A prisão do prefeito de Sertão, município na região de Erechim, por ter fraudado a perfuração de três poços artesianos, deve ter deixando gente por aqui com os cabelos em pé.

MÃO ÚNICA

Temos tantas coisas para nos preocupar, aí surge não sei donde uma ideia esdrúxula de fazer da av.Presidente Lucena mão única. Dá para imaginar uma coisa dessas? Quando estas ideias malucas surgem de vez em quando sempre me pergunto da cabeça de quem saíram. A pessoa tem que ter um mínimo de ocupação para sua cabeça para não deixar entrar na mente uma coisa dessas. Alguém que lança uma coisa dessas só pode ter minhoca na cabeça. Não há a menor possibilidade de fazer isso. A av. Presidente Lucena é uma das únicas coisas aqui em Ivoti que deu certo. A Jacob Schneck e a Gaelzer Neto até podem ser mão única porque uma vai e a outra vem. A av. Presidente Lucena é uma realidade completamente diferente.

INDENIZAÇÃO

É possível o município correr o risco de perder uma ação na Justiça do Trabalho que chega a R$ 1,3 milhão? A Câmara de Vereadores tem a obrigação de abrir uma CPI e descobrir como isto aconteceu. O povo exige uma explicação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.