Conecte-se conosco

Geral

Gramado espera receber 400 mil pessoas na Páscoa

22/03/2018 - 13h22min

Tradicional destino de turistas na Páscoa, a cidade de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, espera receber cerca de 400 mil pessoas até 8 de abril, quando se encerra a festa da data comemorativa. A expectativa é de que a produção deste ano supere 1,2 milhão de quilos.

“Nossa previsão é de um aumento em torno de 10% a 12% da produção e venda de chocolate de Páscoa”, diz o presidente da Associação dos Produtores de Chocolate de Gramado (Achoco), Altanísio Ferreira de Lima.

Conhecida como a capital brasileira do chocolate artesanal, a cidade prioriza a qualidade e os detalhes dos produtos. Para abastecer as lojas e os consumidores, mais de 30 fábricas trabalham de forma intensa.

Em uma das fábricas, os funcionários trabalham até a meia-noite para dar conta dos pedidos. “Dependendo do produto, a gente consegue fazer em torno de 8 a 10 mil ovos. Ttrabalhando em dois turnos, a gente consegue dobrar a produtividade”, conta o gerente Anderson Vidal.

O momento também é de oportunidade para entrar no mercado de trabalho. Em outra fábrica, 20% dos funcionários são temporários. É o caso de Leidi Lacerda, que foi contratada no fim do ano passado.

“A expectativa é muito grande de continuar aqui. A gente está se dedicando, trabalhando bastante para conseguir, sim, uma oportunidade de permanecer após a Páscoa”, diz ela. “O chocolate, além de movimentar bastante a cidade de Gramado, é uma coisa prazerosa, né? Não tem quem não goste de chocolate, então é muito bom estar lidando com isso todos os dias”, acrescenta.

“É muito legal assim ver as crianças, a alegria das crianças em receber aquele ovo que a gente sabe que foi a gente que fez. Olha aí, a maior alegria de ver o sorriso das crianças, aquela coisa espontânea deles. É muito bom”, completa outra funcionária da fábrica, Rosângela Dias.

E há opções de chocolates para todos os gostos, até mais saudáveis. Quanto maior o percentual de cacau, maiores os benefícios para a saúde.

“Até alguns alguns anos, chocolate era considerado apenas guloseima, só para dar prazer sensorial, mas ao longo dos anos, inúmeras pesquisas já demonstraram que o cacau tem muitos benefícios, até mais que o vinho, o chá preto. O cacau é rico em flavonóides antioxidantes, e isso faz com que o chocolate seja um alimento saudável”, afirma a engenheira de alimentos Corina Rangel.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.