Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Terremoto ou dinamite nas pedreiras? Será que vamos ter um verão com apagão de luz?

14/11/2018 - 11h00min

Atualizada em 14/11/2018 - 11h07min

Você acredita em terremoto aqui? Por que ninguém foi nos arredores de Caxias e perguntou, nas pedreiras, se alguma dela fez alguma detonação naquele horário “do terremoto”? O que se viu na mídia foi só o alarde: “terremoto em Caxias na noite de segunda-feira”, com geólogos e autoridades dando entrevista…

LEIGO

Sou leito no assunto e não vou dar opinião sobre algo que não entendo. E, imagino, a maioria dos leitores não entendem de sismologia ou geologia, certo? Entretanto, faço este questionamento porque andei conversando com um senhor, morador lá do interior do Teewald, o qual tem 30 anos de experiência em detonações, conhece tudo de pedra, assim como – me permitam a comparação – a Ivana Collet identifica como ninguém nossa fauna e flora de Dois Irmãos.
E, por coincidência, no início do ano quando a imprensa anunciou outro “pequeno terremoto” em Herval e Nova Petrópolis, teve detonações (mais graúdas) em pedreiras das proximidades. Aliás, autorizadas por órgãos competentes, diga-se de passagem!
Porque você acha que os “terremotos” só começaram de 2010 para cá? Porque só aconteceu na Serra (região de pedreiras) e não no litoral ou Vale do Sinos?

NÃO QUER CALAR

Mas, será que a grande mídia, que tanto alarde faz, não poderia fazer o que as autoridades não fazem? É só dar uma “assuntada” se houve ou não detonação de alguma pedreira pelas “quadradezas”?

TEORIA

Sei, alguns devem estar achando que isso é a típica “teoria da conspiração”, semelhante às invencionices da campanha eleitoral. Mas não estamos afirmando nada, apenas sugerindo, afinal, conspiração é não esclarecer os moradores, pois muitos estão apavorados. E, sabe como é, hoje estão com medo de terremoto, amanhã vão pensar que até vulcão vai aparecer nos cumes destes morros…

CONSPIRAÇÃO

Falando em teoria da conspiração, você já reparou que desde o início desta onda de calor, a energia elétrica tem dado “umas piscadas”? É quase imperceptível, mas é o portão da garagem que não abre, a TV e o computador que se desligam… E logo tudo volta ao normal! O que pode ser isso? Certamente a RGE ou CEEE vão negar, mas será que não estamos prestes a mais um apagão? Calor, ar condicionado no máximo, muito consumo… Duvido que o Brasil tenha energia elétrica suficiente para dar conta. Já tivemos apagão há 15 anos, quando o presidente FHC dormiu no ponto e não foi capaz de aumentar a geração de energia, lembram? Pois duvido que nos governos Lula, Dilma e Temer houve geração de energia suficiente para suportar tamanho consumo! Ah, sim, temos a hidrelétrica de Belo Monte, cuja dúvida é se demorou para aumentar a propina ou pela incompetência… Torço para estar errado, pois ninguém que ficar sem luz. A “salvação da lavoura” seriam os temporais de vez em quando para deixar muita gente sem luz, então, sem consumo, não faltará energia (e ninguém passa vergonha). Ou, então, as pessoas investirem em energia solar própria…

RÁPIDAS

– Dia 28, no Rock´s, o grupo da 3ª Idade da Paz escolhe nova diretoria.
– E dia 29, às 19h30, teremos a palestra de um frei Capuchinho de São Paulo na Matriz, falando sobre a essência da oração.
– A mensagem positiva do dia: “Se você quer mudar tudo, basta mudar a sua atitude”, H. Jackson Brown.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.