Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit

01/10/2021 - 05h50min

Raul Petry – [email protected]

 

Mais 30,5 km pela frente num lugar desconhecido e mais longe da terra que conhecemos mais ou menos. Foi assim que tomamos café na manhã de domingo na pousada da Família Pezzi em Caxias e nos dirigimos finalmente para Farroupilha, a cidade onde fica o Santuário de Caravaggio. Era o penúltimo trecho e o mais longo. Juntamos duas etapas, uma de 15 e outra de 15,5, da Vila Cristina até a Casa Colombo, que fica na localidade de São Roque, em Farroupilha. Saímos caminhando por um trecho que pertence a Nova Palmira. Passamos pelo Hotel Fazenda Vale Real, onde tinha uma faixa estendida dizendo que ali nasceu Caxias do Sul. Chegamos na 452, que vai de Bom Princípio a Caxias e andamos uns 3 km na margem da estrada, que sempre é ruim e um perigo. Fomos até Arroio do Ouro, divisa com Vale Real e pegamos a direita, subindo os morros. Foram 5 km de subida em direção a Caravageto. A paisagem era bonita, onde a população era de origem alemã e italiana.

Antes, porém, passamos por Forqueta Baixa, uma localidade que nos chamou a atenção. Não tinha ninguém na rua, porque era a hora da missa, por volta das 10 da manhã. Um arroio limpo e bonito cruzava pela cidade e atravessamos a ponte quando, então, começamos de fato a subir a serra. Andamos muito no domingo, sempre do lado de parreirais de uva. Também encontramos plantações de figo, abacate, ameixa e bergamota. Chegamos primeiro em Caravaginho e nem sinal de Caravageto. Morros e mais morros. Nos deparamos com o pior de todos antes de chegar em São Roque. Foram 2 km de subida muito difícil. Chegamos na Casa Colombo, o destino final do domingo, depois de 30,5 km, por volta das 15 horas. Mais uma localidade com ninguém na rua.

Fomos na vinícola no outro lado da igreja e compramos um bom vinho. A filha do dono tinha cerca de 25 anos e era muito simpática e falante. Ela nos levou até o porão onde era a adega. Dali embarcamos no carro do guia, que nos levou até a cidade de Farroupilha, a 20 km. Nos hospedamos no Hotel DiCaprio, a melhor recepção de todas. Uma champagne para cada um na chegada. As mineiras já estavam lá porque fizeram só 15 km no domingo. A janta foi fora.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.