Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

130 mil: Este é o publico estimado pelos organizadores do Festival de Folclore 2018, que terminou domingo

31/07/2018 - 11h00min

Atualizada em 31/07/2018 - 11h06min

Foram 17 dias de evento, o que representa uma média diária superior a 7.500 pessoas. Certamente não é das tarefas mais fáceis se calcular o público de um evento tão extenso e dinâmico. O que é certo é o fato de que todas as apresentações (quase 200) tiveram um público razoável, indiferente do dia, horário, tempo/temperatura e de quem estivesse no palco. Alguns momentos tiveram público excepcional, como a noite de encerramento, com lotação total da Rua Coberta e área livre da praça.

LONGEVIDADE

Semana passada saiu a notícia de que o índice de longevidade do Rio Grande do Sul aumentou 5,4 anos entre 2000 e 2016. Considerando que o Estado tem grandes centros urbanos, como a capital, e outras regiões menos desenvolvidas, ambas influenciando na média de idade da população, podemos concluir, com certeza, que Nova Petrópolis teve um crescimento bem superior a 5,4 anos. Seguidamente noticiamos casos de senhoras que fazem aniversário de 95 ou 100 anos. Se estou bem lembrado, não faz muito tempo que Nova Petrópolis ficou em primeiro lugar no Estado em um desses estudos no quesito “longevidade”. Sempre era Veranópolis.

ESTACIONAMENTO I

Como era de se imaginar, a notícia de que se aproxima o dia em que teremos que pagar para estacionar no Centro gerou grande discussão e dividiu opiniões. Os mais otimistas ainda falam em se fazer alguma campanha de conscientização. Eu diria que não adianta. A maioria de nós gostaria de ter um estacionamento melhor, com mais vagas, mas para poder deixar o próprio carro numa delas.

ESTACIONAMENTO II

Em muitas cidades com perfil semelhante ao de Nova Petrópolis o estacionamento tarifado já existe. Por que aqui não funcionaria? O ponto a ser observado é a aplicação do dinheiro que a Prefeitura vai arrecadar. O simples fato de que vai gerar mais receita ao município não serve para justificar a cobrança. O que se quer é melhorar o sistema. Por isso, o ideal seria aplicar esses recursos de forma a beneficiar diretamente aqueles que pagam para estacionar ou mesmo os motoristas de um modo geral. Outra ideia: que tal investir em transporte coletivo?

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.