Coluna Nova Petrópolis

2.000 doses de vacina contra a gripe liberadas para o público em geral

28/05/2019 - 10h51min

Na manhã de ontem fui até o posto de saúde do meu bairro, o Piá, para receber a vacina contra a gripe. Não faço parte dos grupos prioritários da campanha, mas pude participar por conta da liberação de 2.000 doses para o público em geral. Então quem quiser se vacinar sem precisar pagar o preço do serviço particular, está aí a oportunidade. Mas tem que ir logo, porque o número liberado parece alto, mas é limitado.

NUNCA É DEMAIS

Não conheço os outros postos de saúde, mas gosto muito do atendimento da unidade do bairro Piá. Você vai lá, como eu fui ontem, e já é convidado para conferir uma série de outros itens que fazem parte do serviço de saúde. Dar uma passada pelo posto de saúde nunca é demais. Sempre será uma oportunidade para deixar tudo em dia.

COM ESSE TEMPO…

Ficar de olho na saúde e prevenir a gripe é importante principalmente com o tempo chuvoso que estamos tendo nesse maio interminável. O serviço meteorológico da Escola Bom Pastor, que eu sempre gosto de conferir, indica que até a sexta-feira, 24, este mês já teve 115 milímetros. Detalhe: teve quatro dias com 1 milímetro de chuva e outros três com 2 milímetros. Foram sete dias chuvosos com que totalizaram 10 milímetros. É aquela chuvinha que só serve para incomodar e dar gripe. Nestes dias, nós aqui da cidade fizemos cara feia, mas nos viramos. Difícil mesmo é a lida dos agricultores.

OS MESES E AS CORES

Já escrevi algumas vezes que tiro o chapéu para a pessoa que teve a ideia de criar o “Outubro Rosa”, dedicado à saúde da mulher. Fico imaginando quantas vidas esta ideia já salvou. Na carona veio o “Novembro Azul”, para os homens. Ótimo! Mas a partir daí os publicitários perderam um pouco a mão e foram dando cores para os meses indiscriminadamente. Agora mesmo, em maio, estamos tendo o “amarelo”, voltado ao trânsito, e o “vermelho”, cujo foco é a saúde bucal. Nada contra as medidas envolvidas. A importância de cada trabalho é de uma enormidade inestimável e vidas também são salvas. Só acho que esse negócio de vincular o mês com uma cor já está esgotado.

MAIO AMARELO

A propósito, existem três pessoas com papel destacado na educação para o trânsito e o trabalho delas ficou bem evidente agora na programação do maio amarelo. O ciclista Chei Namacarya, a vereadora Kátia Zummach e o policial rodoviário Eduardo Fornari.

MAIO VERMELHO

Ele consiste em uma ação de conscientização sobre câncer bucal no dia 29 de maio, das 9h às 16h, na Rua Coberta. Na unidade móvel odontológica, a equipe de saúde bucal do município vai realizar exames clínicos e alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

NOVO COORDENADOR

O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, Edison Eduardo Rother, assumirá o cargo de coordenador municipal de Defesa Civil no dia 1º de junho de 2019.

DESAFIO DOS 100

Será que alguém sabe qual entidade, instituição, imóvel ou pessoa será o próximo a comemorar 100 anos em Nova Petrópolis?

Copyright© 2020 - Grupo o Diário