Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

A Câmara de Vereadores é forte, e tem nos dado os últimos prefeitos e vices

17/08/2018 - 11h00min

A Câmara de Vereadores é muito forte em Dois Irmãos. E não é de hoje. É da Câmara que tem saído os prefeitos e vice-prefeitos há muitas décadas. Inclusive, de lá, saiu um deputado estadual. Na última eleição, dos seis nomes à majoritária, quatro foram vereadores. Na eleição de 2012, dos quatro nomes da majoritária, três saíram da Câmara. Em 2008, dos seis nomes que concorreram a prefeito e vice, três tinham sido vereadores, e, em 2004, dos seis nomes, cinco saíram da Câmara, e assim por diante. Isso mostra que, diferente de muitos municípios, a Câmara é forte e forma futuros prefeitos e vices.

NÃO QUER CALAR

– A pergunta que não quer calar é: então, deste mandato, quem sairá para concorrer à majoritária?
– Filipin é um dos vereadores que deve concorrer à majoritária pelo PT? Outros dois, que, nos bastidores, circula a especulação que teriam dito que a vereador não iriam mais são: Léo (PSB) e Sérgio Fink (MDB). Será verdade? Já temos, então, três para a majoritária?
– Terá algum mais? No PP, Eliane Becker e Paulinho Gehrke, quem vai à majoritária? E, no MDB, Elony também quer, não? E o Paulinho Quadri, que é vereador desde 2001?

ELEIÇÕES

Mudando de assunto, nos próximos dias a campanha eleitoral, enfim, deverá começar. O prazo é mais curto, pois estamos a um mês e meio da eleição, em vez daqueles cinco meses como era em anos anteriores, mas aposto que seremos bombardeados com santinhos, mensagens no celular e Facebook. Os candidatos precisam fazer isso para ficarem conhecidos, senão, como saberão em quem votar?

MESMOS

Em geral, os candidatos nesta eleição serão os mesmos de sempre. Pode procurar, entre presidenciáveis, candidatos a governador, senador ou deputados, que são sempre os mesmos, só muda o cargo que postulam. Alguns são bons nomes, mas a maioria, nem tanto! E isso é assim aqui e no País inteiro. E isso sempre vai acontecer enquanto não mudarmos a forma de fazer política, enquanto não mudarmos o sistema político do Brasil, e, principalmente, a cabeça do brasileiro, que vota com a barriga, ou com o bolso, se é que me entendem!

AGENDE-SE

– Sábado tem meio frango do Unidos da Sexta no União ao meio-dia; à noite tem Jantar Baile do Associado no Santa.
– Domingo à noite tem Carmen & Os Violões, grátis, na Antiga Matriz.
– O fim de semana também terá muitos eventos religiosos. Sábado de manhã tem encontro de coroinhas; à tarde, caminhada da família, do Vale Direito até a Matriz. Sexta tem a Missa e jantar dos Ministros da Eucaristia; domingo tem Seminarfest, com missa celebrada pelo bispo e depois a festa no seminário.
– A mensagem positiva do dia: ‘‘A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste”, Antoine de Saint Exupéry, citada no livro do padre Paulo Wendling.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.