Coluna Dois Irmãos

A Câmara de Vereadores é forte, e tem nos dado os últimos prefeitos e vices

17/08/2018 - 11h00min

A Câmara de Vereadores é muito forte em Dois Irmãos. E não é de hoje. É da Câmara que tem saído os prefeitos e vice-prefeitos há muitas décadas. Inclusive, de lá, saiu um deputado estadual. Na última eleição, dos seis nomes à majoritária, quatro foram vereadores. Na eleição de 2012, dos quatro nomes da majoritária, três saíram da Câmara. Em 2008, dos seis nomes que concorreram a prefeito e vice, três tinham sido vereadores, e, em 2004, dos seis nomes, cinco saíram da Câmara, e assim por diante. Isso mostra que, diferente de muitos municípios, a Câmara é forte e forma futuros prefeitos e vices.

NÃO QUER CALAR

– A pergunta que não quer calar é: então, deste mandato, quem sairá para concorrer à majoritária?
– Filipin é um dos vereadores que deve concorrer à majoritária pelo PT? Outros dois, que, nos bastidores, circula a especulação que teriam dito que a vereador não iriam mais são: Léo (PSB) e Sérgio Fink (MDB). Será verdade? Já temos, então, três para a majoritária?
– Terá algum mais? No PP, Eliane Becker e Paulinho Gehrke, quem vai à majoritária? E, no MDB, Elony também quer, não? E o Paulinho Quadri, que é vereador desde 2001?

ELEIÇÕES

Mudando de assunto, nos próximos dias a campanha eleitoral, enfim, deverá começar. O prazo é mais curto, pois estamos a um mês e meio da eleição, em vez daqueles cinco meses como era em anos anteriores, mas aposto que seremos bombardeados com santinhos, mensagens no celular e Facebook. Os candidatos precisam fazer isso para ficarem conhecidos, senão, como saberão em quem votar?

MESMOS

Em geral, os candidatos nesta eleição serão os mesmos de sempre. Pode procurar, entre presidenciáveis, candidatos a governador, senador ou deputados, que são sempre os mesmos, só muda o cargo que postulam. Alguns são bons nomes, mas a maioria, nem tanto! E isso é assim aqui e no País inteiro. E isso sempre vai acontecer enquanto não mudarmos a forma de fazer política, enquanto não mudarmos o sistema político do Brasil, e, principalmente, a cabeça do brasileiro, que vota com a barriga, ou com o bolso, se é que me entendem!

AGENDE-SE

– Sábado tem meio frango do Unidos da Sexta no União ao meio-dia; à noite tem Jantar Baile do Associado no Santa.
– Domingo à noite tem Carmen & Os Violões, grátis, na Antiga Matriz.
– O fim de semana também terá muitos eventos religiosos. Sábado de manhã tem encontro de coroinhas; à tarde, caminhada da família, do Vale Direito até a Matriz. Sexta tem a Missa e jantar dos Ministros da Eucaristia; domingo tem Seminarfest, com missa celebrada pelo bispo e depois a festa no seminário.
– A mensagem positiva do dia: ‘‘A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste”, Antoine de Saint Exupéry, citada no livro do padre Paulo Wendling.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário