Colunistas

A estrada realmente estava precisando de reparos

22/01/2020 - 11h30min

Atualizada em 22/01/2020 - 16h05min

Funcionários de uma empresa contratada para asfaltamento, estão realizando nesta semana a retirada do Centro. Também realizam operação tapa-buraco na via, que é bastante utilizada por máquinas pesadas, caminhões e veículos em geral. A estrada realmente estava precisando de reparos.

NA PRÁTICA

Em conversa com o responsável pela Emater do município, Paulo Roldan, ele comentou sobre as recentes perdas na agricultura em razão da estiagem. A situação ainda é muito complicada e se estima que 30% da produção de milho foi perdida, um cenário visto em outros municípios da região.

TEM QUE IRRIGAR

Ele chamou atenção para quem implementou o sistema de irrigação para suas culturas e fez o devido preparo do solo. Pois são trabalhos incentivados ao longo do ano pelo órgão, e que em momentos como este que vivemos agora, se percebe a relevância na prática. É investimento com retorno garantido!

PERDA

O produtor Leandro Eberhart teve um grande susto no sábado. Ele e sua família estavam trabalhando em seu aviário, localizado no Morro Grande, e quando deixaram o local para almoçar foram surpreendidos na volta por um grande incêndio no local.

AQUECEDOR

A suspeita é que o fogo tenha iniciado no aquecedor da estrutura, que acabou gerando uma perda estimada de R$ 20 mil, fora o valor do próprio equipamento. As perdas foram mais estruturais, pois as aves foram salvas. Segundo estimativa do próprio Leandro, em duas semanas as obras de restauro do aviário serão concluídas, e o espaço voltará às suas atividades normais. Estamos na torcida!

3.000 TIJOLOS

E falando em incêndio, segue a luta da Família Loff em reconstruir a sua casa no Canto Schons, consumida pelo fogo no dia 23 de dezembro. O genro de Osmar Loff, Matheus Reis, conta que a família está em busca de três mil tijolos para erguer um novo lar. As campanhas de doação de materiais e contribuição financeira continuam. A família está abrigada na casa de Matheus, em Nova Petrópolis. Osmar tem trabalhado na limpeza da estrutura construída e, aos poucos, levantando novas paredes. Desejamos sucesso aos Loff!

LICENÇAS

O vice-prefeito e secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Cristiano Nienov, participou de uma capacitação relativa a licenciamentos quanto à retirada de árvores. O evento foi no prédio da DPM, em Porto Alegre. Tratou-se do Sistema Nacional da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).

BRÓCOLIS

Começa nestes dias o plantio de brócolis, já que a chuva deu uma aliviada no calor e molhou o solo. A colheita será em março ou abril. Ainda não foi desenvolvida uma variedade que suporte o calor, apesar das tentativas.

AULAS

As aulas da creche Mundo Encantado (Emei) começam no dia 28 de janeiro, e não dia 27, como consta no calendário.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário