Coluna Nova Petrópolis

A importância exagerada da Câmara para uma placa de pare

18/03/2019 - 11h00min

Atualizada em 18/03/2019 - 14h01min

Os vereadores, geralmente muito preocupados com a imagem institucional do Legislativo, foram motivo de questionamentos e ironias depois de uma notícia divulgada na semana passada no site da Câmara. Diz o título: “Vereadores aprovam solicitação de pintura da palavra Pare em rua do bairro Pousada da Neve”. Quer dizer que o corpo de notáveis se reuniu formalmente para deliberar se deviam ou não pedir a tal placa para a rua Tannenwald. E decidiram que sim, que a Câmara deve pedir que o Poder Executivo instale a placa. Depois a Câmara enviará um ofício à Prefeitura sobre esta demanda e talvez ela seja atendida. Fala sério!

PLACA DE PARE II

O pedido em questão foi apresentado pelo vereador Daniel Michaelsen (MDB). Embora pareça um assunto de menor relevância, e de fato é, para os usuários daquela rua a placa de “pare” é importante. Talvez um dia ela até salve uma vida. E para vê-lo atendido, o autor do pedido fez o que manda o regimento: apresentou-o formalmente no dia 4 de março. No dia 11, ele foi aprovado pelo plenário. Foi no dia 14 porque tramitou em regime de urgência, como, aliás, estão tramitando todos os pedidos que entram na Câmara (banalizaram a urgência…). Não fosse a “urgência”, teria tramitado até o dia 18. Aí que está o problema. Placa de pare existe, ou deve existir, em cada esquina. Literalmente. E é trabalho do vereador apontar e acompanhar estas pequenas pendências do dia a dia, encaminhando tudo ao Executivo. Mas não com tamanha pompa e circunstância com foto no site e tudo mais. Menos, por favor.

PLACA DE PARE III

O que defendo aqui é uma mudança no regimento interno da Câmara, para que assuntos como uma placa de pare passe a ter a devida importância dentro do processo legislativo. Na maioria das câmaras que já acompanhei o vereador vai à sessão com uma lista de pedidos, que ele lê aos colegas na tribuna. Colocar placa na rua tal, fazer roçada não sei onde, lâmpada queimada na frente da casa do fulano, tapar buraco perto da casa do ciclano. O vereador lê a sua lista e se nenhum colega fizer objeções, ela está automaticamente aprovada. Junta todos os pedidos da sessão e no dia seguinte o prefeito está com a lista completa de reivindicações sobre a sua mesa.

O PRESIDENTE

Casualmente a notícia que chamou a atenção é do presidente Daniel Michaelsen, mas poderia ter sido qualquer outro, pois todos apresentam este tipo de pedido. Daniel assumiu a presidência com o intuito de fazer as melhorias que o Legislativo precisa. Começou definindo a mudança na Câmara para o Centro de Eventos, o que gerará economia com aluguel. Agora, faria muito bem se aprimorasse o regimento interno.

APLAUSOS

Aplausos duplos. Para os organizadores da Exposição de Orquídeas e do Traum Day, dos eventos que aconteceram no final de semana. A respeito dos orquidófilos, a associação local está completando 30 anos e para o fim de 2019 a editora Nova Harmonia projeta o lançamento de um livro sobre. Já a Cervejaria Traum, que realizou o Traum Day, comemora a medalha de bronze obtida no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau. A cerveja premiada é Fenrir – Dry Stout.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário