Colunistas

A incógnita no cenário eleitoral permanece em Herval

17/07/2020 - 13h28min

Por Cleiton Zimer

A incógnita permanece

Estamos há cerca de quatro meses das eleições. Até o momento, não há nomes confirmados para concorrer à majoritária. Apesar disso as especulações são fortes e, até o momento, dois nomes são os mais cotados: a novidade, até o momento, é de que Ademir Schneider voltará a disputar a cadeira de prefeito. Mas não há confirmação e, ao mesmo tempo, vários nomes para vice dele são apontados, inclusive do também ex-prefeito Rodrigo Fritzen.

Já pelo lado do atual governo, extra-oficialmente, já foi lançada a dobradinha Mara e Gilnei. Agora, será que vão mesmo? Afinal, se você bem se recorda no ano passado o presidente do MDB, Derly Basségio, bateu forte na tecla de que em um acordo feito nas eleições de 2016 foi decidido que agora, em 2020, o MDB colocaria candidato a majoritária. E como Gilnei se filiou ao MDB no ano passado, essa bola ainda está quicando. Parece até que ninguém mais quer tocar no assunto…

Vereadores

Já para vereadores a história muda um pouco. Alguns nomes já foram confirmados, como o “Parafuso” de Padre Eterno Baixo, que fez o anúncio em suas redes sociais e irá concorrer pelo MDB. Outro é Félix Alles, que em entrevista recente confirmou que é pré-candidato pelo PTB.

E você, já sabe de mais nomes? Será que todos os outros que estão ocupando as cadeiras no legislativo vão concorrer novamente? Virão muitas caras novas para a política? Ou permanecerão os antigos?

Vermelha

Continuamos na bandeira vermelha. Dessa forma diversas atividades estão restritas. De acordo com o último boletim atualizado pela prefeitura na manhã de ontem, o município tem 31 casos confirmados pelo novo coronavírus. Desses, 26 já estão recuperados. Isso significa que mais de 80% de todos os diagnosticados estão curados. Cinco ainda permanecem ativos e, dessas, uma pessoa está internada.

Novidades

Essa semana os agricultores receberam uma nova ferramenta para auxiliar na lida: uma plantadeira três linhas de alta tecnologia.

Além disso, reforçamos novamente que os produtores que pegaram milho na modalidade troca-troca no ano passado têm direito a receber de volta R$ 51,20 por saquinho retirado. Trata-se de um benefício do Estado por conta dos prejuízos da estiagem.

Avicultura

Em tempo de crise o mercado muda. De um lado há quem saia prejudicado e, do outro, quem vislumbre novas possibilidades devido as mudanças. Um exemplo disso é o setor da avicultura que, de acordo com o secretário Jaime, deve crescer muito no ano que vem. Com isso, empresas como a Nutrifrango e Pinheiros já estão projetando novos investimentos e querem instalar até 40 novos aviários em Santa Maria do Herval.

Lembramos que o município oferece incentivos para quem empreende nessa área. Quem tiver interesse pode procurar a Secretaria da Agricultura e se informar melhor.

Caminhódromo

Uma obra muito aguardada finalmente começou: o caminhódromo entre o Bairro Amizade e o Centro.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário