Coluna Nova Petrópolis
A palavra mais dita durante o Festival de Folclore é diversidade
Está no tema e também no palco, sendo o centro do festival. Claro que não poderia faltar neste rico evento a participação dos alunos da Apae, que mostram a diversidade deles e a capacidade que eles têm de subir ao palco, trajados com roupas típicas, e encantar. Eles emocionaram pais, amigos, visitantes… Todos que assistiram a apresentação. A alegria no rosto deles é indescritível. Desde que o grupo de danças da Apae começou, em 1995, eles participam do festival. Muito bacana ver essa inclusão dentro da programação do festival.
TRÂNSITO
O trânsito de Nova Petrópolis é horrível, e não há exceção. É ruim para ir para Picada Café pois não há pista dupla depois da entrada da Vila Olinda até o município vizinho. Pegou um caminhão na frente pode contar, atraso certo. Não é diferente em direção a Gramado, ainda mais em finais de semana, com grande fluxo de veículos. Em direção a Caxias do Sul pode-se dizer que há exceção, pelos pontos de ultrapassagem. Certo, já estamos todos acostumados com essa calamidade no trânsito, tanto que às vezes nem reparamos. Como eu disse, acostumados. Mas o pior do trânsito de Nova Petrópolis é o centro, mais precisamente entre o centro e o bairro Pousada da Neve. Há alguns dias houve um acidente próximo a uma padaria, na ERS-235. Como a pista é única, o trânsito ficou comprometido até o centro, com carros parados nos três lados da rótula da Galeria do Imigrante (Av. 15 de Novembro com a Av. Três de Maio). O acidente foi próximo às 18h, e passado das 19h a lentidão ainda se mantinha no local. Talvez isso tenha sido causado não só pela aglomeração de carros, mas também pela redução de velocidade dos motoristas curiosos com o acidente, mas mesmo assim. Acontece qualquer coisa que interrompe a ERS-235, é engarrafamento quilométrico na certa.
EVENTOS
Neste ano Nova Petrópolis sediará a 1ª Assembleia Nacional da IOV (Organização Internacional do Folclore e Artes Populares). Será entre os dias 26 e 28 deste mês, paralelo ao festival. O presidente da IOV Mundial, Fabrizio Cattaneo, virá da Itália para participar do evento. Nova Petrópolis se destaca mundialmente por causa do Festival de Folclore, e esse deve ter sido um dos principais argumentos para trazer este evento para cá. A atividade é aberta ao público e as inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp no número (11) 9 8539-2315.
EVENTOS – 2
O Parque Pedras do Silêncio está com uma exposição fotográfica que conta um pouco da história da imigração alemã no Brasil. O nome da exposição é “Passado Presente”, e é comemorativa aos 193 anos da imigração alemã no sul do Brasil. Quem apresenta essa exposição é o jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun, hoje vereador de Novo Hamburgo, mas muito conhecido na região pela quantidade de livros-reportagens escritos sobre a história dos municípios. Além de Felipe, participa também o artista plástico Moisés Braun. São 40 imagens ao todo. Vale a pena conferir.