Colunistas

A tarde de sábado entrará para a história de Picada Café

17/02/2020 - 15h00min

A inauguração da nova Escola Amiguinho, agora de ensino fundamental, marca uma nova era na educação de Picada Café. Desde o início do processo, com captação de recursos, aquisição do terreno, liberação para dar o pontapé inicial da obra e sua conclusão, se passaram longos sete anos. Só a obra em si, com liberação de dinheiro pingado, foram longos e intermináveis cinco anos.

COMEMORAR

Ninguém mais que o secretário de Educação, Marcelo Marin, sabe como foram esses cinco anos. Ele foi o secretário tanto na gestão Cláudia Schenkel como agora na gestão Daniel Rückert e semana após semana se via com o pepino de ligar a Brasília, apresentar o plano de trabalho, apresentar em documentos e fotos os investimentos feitos com o último recurso, para aí sim justificar e pedir a liberação de mais uma parte do dinheiro. Infelizmente é assim em nosso Brasil. Um país que trata a educação em recursos pingados não pode ser sério e afirmar que valoriza a educação.

DESABAFO

Aliás, Marin fez meio que um desabafo quando se pronunciou na inauguração da nova escola. Ele apresentou números que mostram a realidade Brasil afora. Um deles são as escolas ainda inacabadas em todo o país, das mesmas liberadas pelo MEC quando liberou esta de Picada Café. São mais de 900 inacabadas ou com as obras paralisadas. Números que devem fazer a gente se orgulhar dessa conquista. Talvez muitos de nós não vão usufruir da nova escola, mas quem sabe filhos, netos, bisnetos… A escola nova está ali e é para todos…

VETERINÁRIO

A Câmara aprovou na semana passada alterações no cargo de médico veterinário existente em Picada Café. Uma dessas é a possibilidade de contratar um profissional desses para apenas 20h semanais. Bom, é certo que o Município passará a contar com esse veterinário para que possa voltar a implantar o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), documento este necessário para que muitos fabricantes de produtos de origem animal possam se aperfeiçoar, trabalhar e vender seus produtos na legalidade. Queijos, salames, salsichão, carne temperada, mel, ovos caipiras,… se tiverem a tal inspeção não correm mais o risco de serem recolhidos em ações da vigilância sanitária. A ideia da municipalidade é que o profissional seja contratado já agora em março.

QUATRO MESES

Já se passaram quatro meses desde daquela fiscalização onde foram recolhidos produtos de origem animal em quatro casas ou estabelecimentos da cidade. Muito tempo diante da perda que alguns comerciantes relatavam em não poder mais oferecer alguns produtos. Mas agora será contratado e tomara que todos regularizem seus estabelecimentos e que possam trabalhar normalmente.

POLITICANDO…

* O ex-vereador Ivo Marconi está ingressando no PTB. É mais um da gleba do PT que busca novos ares
* Ivo fez boa votação na última eleição e, apesar de ficar de fora dessa gestão, mostrou que é bom de voto
* Os partidos seguem se fortalecendo… A cada dia que passa surgem novos nomes para a vereança…
* Apesar de estarem indo em lados opostos o prefeito Daniel e o vice Luciano estiveram lado a lado na tarde de sábado quando da entrega da escola. Será que isso que dizer algo? Tirem suas conclusões

Copyright© 2020 - Grupo o Diário