Coluna Dois Irmãos
A tranqueira na Irineu Becker e comentários sobre a Semana Farroupilha, Kerb e voluntariado
Você já viu, ultimamente, o tamanho da tranqueira entre a Henrich (Carrano) na BR-116 e o Sicredi, no fim da Irineu Becker por volta das 17h40? A sinaleira tranca e o trânsito na avenida e atrapalha até a rodovia! Falaremos disso mais à frente, mas será que substituindo as sinaleiras por rótulas não resolveria 25% do problema? Vide o caso da tão sonhada e cobrada rótula da Igreja Matriz…
FERIADOS
É incrível, mas parece que “ontem” foi agosto, que a Semana Farroupilha dá a impressão de ter terminado já faz “um mês”… E ontem abrimos a Semana do Kerb, do Padroeiro, a última de setembro.
REFLEXÃO
Por falar em feriado, vamos abrir um espacinho para uma reflexão. Seja na Semana Farroupilha ou no Kerb que vem pela frente, é impressionante o número de voluntários atuantes. Por este motivo, aproveitamos a oportunidade para relembrá-lo da ideia que lançamos de que Dois Irmãos seja a Capital do Voluntariado. É muito bom saber que todo mundo está lá, em eventos de entidades, trabalhando de graça, doando seu tempo e seu talento! Parabéns!
PICANTES
– Deu boa repercussão a foto e o comentário sobre o Ximango (ou gavião) na coluna de quinta. Para quem é mais cético, pode crer que foi apenas coincidência, ainda mais por ser em plena Semana Farroupilha. Vai nessa!
– Foi impressionante descobrir que 8 em cada 10 que conversamos a respeito não sabia que Ximango era uma espécie de gavião. Aí vinha a pergunta: e os Maragatos, vem de onde este nome? Bueno, na época da revolução, foi um nome pejorativo dado aos gaúchos que vieram da parte do Uruguai colonizada por agricultores que vieram da Maragateria, região da Espanha. Assim como Ximango foi um nome pejorativo aos “da ave da rapina” (Império, que só vinha cobrar impostos), o termo Maragatos também era pejorativo, dando a entender que eram estrangeiros.
– Mas isso ficou no passado, tanto de um lado, como do outro, tanto que o termo Ximangos e Maragatos, “Grenalização” e tudo mais, já merece entrar para o dicionário, com a mesma força das crônicas atribuídas a gregos e troianos e assim por diante!
– Por fim, com base nisso tudo, se puder te pedir algo, tire um tempinho para pesquisar alguns “detalhes” sobre Ximangos e os Maragatos e o porquê destes nomes, a questão de lenço vermelho ou branco, o embate federalista, republicano, Império ou Província. Vale a pena você fazer esta reflexão, mesmo após o fim da nossa semana mais famosa – para você já saber no ano que vem – gostando ou não desta festa, afinal, estão aí as nossas origens como povo e como Estado. Ah, e para não achar que a Semana Farroupilha é só bombacha, pilcha, chimarrão, churrasco e trago!
– A mensagem positiva do dia, de São Francisco de Assis: “Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão“.