Colunistas

A violência sexual em debate

18/05/2018 - 11h00min

Muito importante abordar temas que são tratados muitas vezes a portas fechadas. Iniciou ontem, dia 17, e se estende até esta sexta-feira, a 4ª Formação Continuada de Conselheiros Tutelares, de Direitos e o 1º Encontro Municipal de Combate à Exploração Sexual. O encontro acontece no Pavilhão de Atividades Múltiplas Balduíno Weber (PAM).

PEDOFILIA

Entre os assuntos tratados no primeiro dia estava o Cadastro Estadual de Pedófilos, Escuta Protegida, as Atribuições do Conselho Tutelar e a sua Relação com a Rede de Proteção, e palestras da FCNCT e Aconters.

DEPOIMENTOS DE VÍTIMAS

Para esta sexta-feira estão previstos depoimentos de vítimas de violência doméstica e de violência sexual. Uma das abordagens será a Atuação dos Conselhos Tutelares e haverá palestra com Maduca Lopes, e ainda com a escritora Ângela Chaves, autora do livro Lágrimas de Silêncio.

MULHER À FRENTE

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estância Velha tem uma mulher como presidente desde o início do ano. Gislaine Liliane da Silva, de 22 anos, tem experiência na área administrativa e encara a função assumida como um grande desafio. Como o município repassa alguns incentivos para os produtores familiares rurais, Gislaine teve um encontro com a prefeita Ivete na quarta-feira para falar sobre este assunto, entre outros.

MUITA ALEGRIA NO BAILE DO CONVIVER

Os integrantes do Grupo Conviver participaram com muita alegria do baile especial pela homenagem ao Dia das Mães. Os vovôs e as vovós tiveram uma surpresa com a chegada do carro de som. As mulheres ficaram emocionadas ao ouvir a música “Mãe”. A homenagem seguiu com a leitura de um texto emotivo e os velhinhos cantaram juntos a canção “Como é grande o meu amor por você”. A coordenadora do grupo, Eva Terezinha Calgarotto, a Nena, agradeceu a todos participantes do evento e desejou parabéns a todas as mamães.

OFICINA DE ADUBAÇÃO

A Emater promoveu no início deste mês uma Oficina de Adubação, na propriedade do casal de agricultores, Laurinda e Aluisio Renato Gossler, no bairro Das Quintas. Foi tratado sobre a adubação verde e com a peletização de sementes para plantio direto de hortaliças. Com a peletização, a semente fica protegida até a germinação. Quem conduziu a oficina foi o assistente técnico regional da Emater de Porto Alegre, Marcelo Biassusi. A técnica da Emater de Estância Velha é Mariane Mendes Lopes, que pretende realizar outra oficina no final do inverno para verificar os resultados da atividade.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário